Risco máximo de incêndio em três concelhos de Castelo Branco e Santarém

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 ago (Lusa) -- Os concelhos de Vila de Rei, em Castelo Branco, e Mação e Sardoal, em Santarém, continuam, pelo segundo dia consecutivo, em risco máximo de incêndio, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Setúbal, Santarém, Guarda, Bragança, Coimbra, Leiria, Viseu e Vila Real em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 41 incêndios, que foram combatidos por 846 bombeiros, com o apoio de 224 veículos.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu em geral muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas regiões do interior, e períodos de chuva fraca na região norte e litoral a norte do cabo Mondego, em especial no Minho e Douro Litoral.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado de noroeste nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima.

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral oeste até ao início da manhã, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado nas terras altas e no litoral e neblina ou nevoeiro matinal.

No que diz respeito às temperaturas, em Beja prevê-se uma máxima de 33 graus Celsius, em Évora, Castelo Branco e Faro 32, Portalegre 30, Bragança 28, Porto, Braga e Viana do Castelo 22, Lisboa, Coimbra e Funchal 27, Ponta Delgada 25, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores, Vila Real e Leiria 26.

DD // JCS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).