Governo vai pagar "rapidamente" 2 MEuro a Guimarães por extensão de museu

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 05 jul (Lusa) - O Governo vai pagar "rapidamente" os 2 milhões de euros à Câmara Municipal de Guimarães, relativos à extensão do Museu Alberto Sampaio, o que para o autarca vimaranense esta é "uma boa noticia" que "precisa de ser consumada.

A garantia foi dada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que se deslocou a Guimarães para a conferência "Cidade 2020", uma iniciativa da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.

Em 2007 a autarquia e o então Ministério da Cultura celebraram um protocolo que viabilizou a extensão do museu, na Praça de S. Tiago, obra efetuada mas que ainda não abriu ao público ela falta de assunção por parte do Governo da comparticipação financeira então assumida, cerca de 2 milhões de euros, acusa o presidente da autarquia, António Magalhães.

"Já transmiti ao presidente da câmara que o atual Governo vai conseguir resolver esses compromissos assumidos pelo Governo anterior, no montante de aproximadamente de 2 milhões de euros. Vão ser cumpridos", garantiu Barreto Xavier.

Alias, ressalvou, "não é favor nenhum, é o que era devido", pelo que disse esperar que "esta situação se feche rapidamente, agora para lá da parte dos procedimentos, com o pagamento efetivo".

Barreto Xavier adiantou, por isso, que "os procedimentos ao nível da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e da Direção-Geral do plano cultural estão resolvidos".

Para António Magalhães, esta "é uma boa notícia que precisa de ser consumada", ressalvou.

"Tenho todos os dados do secretario de estado, quer em privado quer em público, de que a curto prazo, esta questão que havia entre as partes será arrumada e o edifício terá a função para que foi reabilitado", apontou.

Segundo o autarca esta "questão" é "importante" para o município "porque o edifício está fechado há quase um ano e, por outro lugar, os dois milhões de euros que a câmara vai receber são fundamentais para o equilíbrio das contas" da autarquia.

Nesse sentido, o vice-presidente da autarquia, Domingos Bragança, afirmou mesmo aquando da entrada em vigor da Lei dos Compromisso que "se o Governo já tivesse assumido e pago os 2 milhões de euros relativos à extensão do museu o município não seria abrangido" pela referida lei.

O presidente da autarquia vimaranense explicou também que a extensão do museu passará "a ter a função de complementaridade do museu, o que é fundamental para dar um contributo de exceção àquilo que este espaço museológico tem".

Magalhães disse ainda que "o secretário de Estado não quis adiantar datas precisas" mas que deixou garantias que a "curto prazo" a questão será resolvida e a verba paga.

"Se me pergunta se agora estou convencido de que isto a curto prazo será resolvido e ainda durante a vigência deste mando, e não chegando sequer ao fim do mesmo, penso que vai ser resolvido", disse.

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.