Ordem dos Arquitectos confirma nomeação que levanta suspeitas sobre Matos Fernandes e coloca-se ao “dispor das autoridades”

Ordem dos Arquitectos confirma nomeação que levanta suspeitas sobre Matos Fernandes e coloca-se ao “dispor das autoridades”
Foto: Ana Francisca Gomes | PortoCanal
| Porto
Porto Canal

A Ordem dos Arquitectos confirmou ao Porto Canal, após “consultados os registos internos”, que a nomeação dos dois arquitetos que integraram o júri do concurso público da Ponte sobre o Rio Douro foi efetuada pela Ordem ao Governo.

“A Ordem dos Arquitectos indicou em julho de 2020, ao Ministério do Ambiente e Ação Climática, os arquitetos Alexandre Alves Costa e Inês Lobo para integrarem o Júri do Concurso Público da Ponte sobre o Rio Douro”, responde a Ordem ao Porto Canal.

Alexandre Alves Costa e Inês Lobo foram nomeados pela Ordem dos Arquitectos, mas há suspeições que os nomes dos arquitetos tenha sido uma escolha pessoal de João Pedro Matos Fernandes, à data ministro do Ambiente e Ação Climática.

Os investigadores apontam que “o suspeito e então ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes impôs, como se tivessem sido escolhas da Ordem dos Arquitectos, os nomes de Alexandre Alves Costa e Inês Lobo no júri”, sem avançarem qual a motivação ou se Matos Fernandes terá retirado alguma vantagem.

Em resposta ao Porto Canal, a Ordem dos Arquitectos aponta que “está ao dispor das autoridades para o absoluto esclarecimento de qualquer assunto”.

À data da nomeação para o júri, julho de 2020, o Bastonário da Ordem dos Arquitectos era José Manuel Pedreirinho.

Em declarações ao jornal Público, os arquitectos mostram surpresa. “Não conheço sequer o ex-ministro, nunca falei com ele na vida. Foi o então bastonário José Manuel Pedreirinho que me contactou para integrar o júri”, diz Inês Lobo citada pelo jornal. Já Alexandre Alves Costa diz: “Nunca me passou pela cabeça que a minha indicação pudesse ter sido uma imposição do ministro. Se o fez, foi nos bastidores”, refere.

A nova ponte sobre o Douro, que será construída para servir a linha rubi do Metro do Porto, chamar-se-á Ponte Dona António Ferreira (Ponte Ferreirinha), em homenagem a Dona Antónia Adelaide Ferreira.

A ponte vai unir a zona do Campo Alegre, no Porto, à da Arrábida, em Vila Nova de Gaia. Além do canal para o metro, contará com ciclovia e espaço para circulação pedonal. O projeto faz parte da nova linha Rubi, que irá ligar Santo Ovídio à Casa da Música.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).