Porto e Vila Nova de Gaia, uma história sobre pontes 

Porto e Vila Nova de Gaia, uma história sobre pontes 
Foto: André Arantes | Porto Canal
| Norte
Porto Canal

A nova ponte sobre o rio Douro, que será construída para servir a linha rubi do Metro do Porto, terá o nome de "Ponte Dona Antónia Ferreira".

O anúncio foi feito esta sexta-feira durante a "Conferência 135 anos a criar pontes", do Jornal de Notícias. 

A nomeação é assim uma homenagem a Dona Antónia Adelaide Ferreira, conhecida como "Ferreirinha", uma figura incontornável do Douro e uma das grandes impulsionadoras da produção e comercialização do vinho do Porto.

A nova estrutura ligará o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Gaia.

A concurso concorreram seis nomes, dos quais um foi escolhido em voto popular: Ponte da Boa Viagem, Ponte Douro, Ponte da Ferreirinha, Ponte da Boa Passagem, Ponte da União e Ponte Eng. Joaquim Sarmento.

Os seis nomes pré-selecionados para votação do público foram escolhidos por uma comissão constituída pelos historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, o jornalista e investigador Germano Silva, o engenheiro Humberto Varum e o músico Rui Veloso.

Esta será assim assim a sétima ponte a ligar a Invicta à cidade vizinha, num proceso com centenas de anos. Cada uma com estilos e histórias diferentes, sendo que algumas já nem existem. 

Ponte das Barcas

Estrutura feita com 33 barcaças interligadas por cabos de aço, ancoradas ao fundo do rio a montante e a juzante, tinha duas aberturas para que os barcos que subiam e desciam o rio pudessem passar. Esta inovação chegou à Invicta em 1806 e teve fim marcado em 1829.

Ponte Pênsil / Ponte D. Maria II

Obra dos engenheiros Bigot e Mellet foi inaugurada em 1842 e demolida em 1887. Após poucos anos de atividade, começaram a surgir dúvidas quanto à sua segurança devido à oxidação muito rápida e intensa dos seus componentes metálicos. Estruturalmente a ponte era suspensa (ou pênsil) de 8 cabos (4 de cada lado) suportados por torres de pedra ou obeliscos e ancorados na rocha das margens através de 32 amarras (16 em cada margem).

Ponte Dona Maria Pia

Foi a primeira ligação ferroviária da cidade, tendo a missão de conectar a capital e a Invicta, atividade que cumpriu durante 114 anos. Este foi o primeiro grande trabalho de Gustavo Eiffel no Porto. Constituído por um grande arco que suporta o tabuleiro ferroviário de 354 metros de extensão. Está, desde 1982, classificada como Monumento Nacional, estando fechada há mais de 30 anos. 

Ponte Luís I

Inaugurada em 1886, a ponte que une Gaia e o Porto, sobre o rio Douro, é uma obra-prima da engenharia do ferro, sendo o cartão postal mais famoso da cidade. Exemplo de robustez, a construção chegou a ter o maior arco de ferro forjado do mundo com 395 metros, não sendo indeferente para ninguém. 

A iluminação noturna da Ponte Luís I confere-lhe um ar cinematográfico, sendo uma das coqueluches para os turistas. 

Ponte da Arrábida

Foi inaugurada a 22 de Junho de 1963, sendo uma obra-prima da autoria do arquitecto Edgar Cardoso. A Ponte da Arrábida foi considerada Monumento Nacional no preciso ano em que se assinalam 50 anos desde a sua conclusão e abertura ao tráfego (2013). Afirmou-se como a primeira grande ponte sobre o rio Douro projetada e construída pela engenharia portuguesa. 

O seu arco de betão armado era, à data da construção, em 1963, o maior alguma vez construído em pontes no mundo. E, desde 2016, para os mais audazes, é possível subir os 262 degraus até ao alto deste Monumento Nacional, a 65 metros do leito do rio.

Ponte de São João

Construída para acompanhar o crescimento do tráfego rodoviário e ferroviário, que também começava a crescer, veio substituir a pequena Ponte D. Maria Pia, a partir do dia 24 junho de 1991, o mesmo em que se celebram as festividades do padroeiro da cidade. Edgar Cardoso foi novamente chamado para coordenar os projetos e a construção da Ponte de São João.

Faz a ligação entre a estação de Porto-Campanhã e os destinos a Sul com a primeira paragem em Vila Nova de Gaia.

Ponte do Freixo

Inaugurada em setembro de 1995, é uma ponte rodoviária que faz a ligação entre as cidades do Porto e Gaia, sobre o rio Douro. O projeto é da autoria do professor António Reis.

Esta construção surgiu com o objetivo de minimizar os congestionamentos no trânsito automóvel que se faziam sentir nas Pontes da Arrábida e de D.Luís I.

A Ponte do Freixo tem características interessantes, já que, se trata, de duas pontes construídas lado a lado e afastadas 10 cm uma da outra. A ponte tem oito vãos, tendo o principal 150 metros.

Ponte do Infante D. Henrique

É a mais recente entre todas as pontes entre Porto e Gaia. Com 20 metros de largura e quatro faixas de rodagem, duas em cada sentido, a construção recebeu as viaturas que foram retiradas do tabuleiro superior da vizinha Ponte D. Luís I, aquando da chegada do metro. 

Foi projetada pelos engenheiros Adão da Fonseca, Fernández Ordañez e Francisco Millanes e começou a ser construída em 1999, com sua inauguração em 2003.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.