Ministério da Cultura sem condições para classificar centro comercial STOP como espaço de interesse cultural

| Porto
Porto Canal

Na reunião pública do executivo da Câmara do Porto, realizada esta segunda-feira, Rui Moreira revelou que o Ministério da Cultura não tem condições para classificar o Centro Comercial STOP como espaço de interesse cultural.

Questionado por Maria Manuel Rola, deputada do Bloco de Esquerda, quanto à classificação do espaço que havia sido levantada na última assembleia municipal, o edil portuense afirmou que já falou com Pedro Adão e Silva sobre este tema.

“O senhor Ministro da Cultura indicou-me que não há condições por parte do Ministério para promover essa classificação”, avançou Rui Moreira, acrescentando que conversou com Pedro Adão e Silva sobre a conveniência de estabelecer contacto com o Ministério da Economia e com o secretário de Estado do Comércio e Turismo, de modo a estabelecer uma “forma de classificação diferente que abrangesse todos os centros comerciais de primeira geração”.

Segundo o presidente da autarquia, para o ministro não existem "condições por parte do Ministério da Cultura para promover essa classificação", não por falta de vontade política, mas por ser "uma impossibilidade legal".

Recorde-se que o STOP se vai manter em funcionamento por tempo indeterminado na sequência de uma providência cautelar interposta pelos proprietários à decisão da câmara de encerrar o edifício.

+ notícias: Porto

Antigo Matadouro de Campanhã já tem novo nome

O antigo Matadouro Industrial de Campanhã, que está a ser reconvertido para dar corpo a um centro empresarial e cultural, já tem nome escolhido. A informação foi divulgada através do ‘website’ do projeto.

Prisão preventiva para o líder do grupo de suspeitos detidos pela PSP do Porto

O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto aplicou hoje a medida de prisão preventiva ao líder do grupo de três pessoas detido pela PSP por suspeita de tráfico de droga, revelou à Lusa fonte do processo.

Intervenção encerra Túneis das Antas em períodos noturnos

O Túnel das Antas I e II vai estar encerrado ao trânsito devido à “por motivos de trabalhos de manutenção e de modo a garantir as melhores condições de segurança à mobilidade das pessoas”, informou, esta quarta-feira, a Câmara Municipal do Porto.