Proposta de classificação destaca Stop como “nicho cultural criativo”

Proposta de classificação destaca Stop como “nicho cultural criativo”
| Porto
Ana Mota

A proposta de classificação do Centro Comercial Stop já foi redigida e será discutida na próxima reunião do executivo da Câmara Municipal do Porto, que acontece na próxima segunda-feira.

O documento, a que o Porto Canal teve acesso, destaca a importância do edifício como “nicho cultural creativo”, depois de o centro comercial ter sido ocupado maioritariamente por artistas, que desenvolvem atividades relacionadas com “a prática cultural da música, na sua vertente de culto, criação, ensaio e ensino”.

A proposta destaca ainda a relação que é estabelecida entre o edifício, enquanto “artefacto arquitetónico” e o nicho de produção criativa, o que relembra o conceito de “cidade líquida de Paulo Cunha e Silva, aplicado à urbanidade”, pode ler-se no documento.

A proposta, que será apresentada por Rui Moreira, prevê a abertura do procedimento de classificação de interesse municipal do Centro Comercial Stop, devido à “urgência social da salvaguarda da modernidade” do centro, e estabelece a constituição de uma zona geral de proteção de 50 metros.

Uma vez que não existem condições legais para a classificação do centro comercial pelo Ministério da Cultura, o Presidente da Câmara do Porto já tinha anunciado que seria o município do Porto a avançar com a classificação.

+ notícias: Porto

Halloween chega ao Porto à boleia de família americana

É na rua da Vilarinha, no Porto, que encontramos uma casa mascarada com decorações de Halloween. Não estamos nos Estados Unidos da América (EUA), onde esta tradição é levada à risca, mas existem abóboras e fantasmas que assustam os três pisos (interior e exterior) da habitação dos nova-iorquinos Gonzalez, residentes no Porto há cinco anos.

Feriado molhado, feriado abençoado. Chuva forte e trovoada regressam ao Porto

No primeiro dia de novembro, a cidade do Porto vai acordar cinzenta, de acordo com a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Contudo, os aguaceiros previstos para esta sexta-feira dão tréguas já este sábado com os termómetros a registar temperaturas acima dos 20ºC.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.