Acesso à montanha do Pico, nos Açores, encerrado por causa do mau tempo

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 29 jul (Lusa) - O acesso à montanha do Pico, nos Açores, está encerrado até às 15:00 de quarta-feira, por causa do mau tempo, que também provocou estragos no Centro de Interpretação da Paisagem da Vinha da mesma ilha.

As "condições atmosféricas adversas" que se fazem sentir na ilha do Pico "podem colocar em causa a segurança dos visitantes" da montanha, segundo um comunicado divulgado através do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo dos Açores.

O acesso à montanha do Pico, que com 2.351 metros de altitude é o ponto mais alto de Portugal, fica interditado até às 15:00 de quarta-feira, prometendo o Parque Natural do Pico emitir "novas informações" em função das previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O mesmo comunicado revela que, "devido a alguns estragos causados pela forte precipitação", também o Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico "está temporariamente encerrado ao público".

A Proteção Civil dos Açores e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertaram hoje para as previsões de "chuva forte" em sete ilhas do arquipélago, até quarta-feira à tarde.

Por causa destas previsões, as ilhas do grupo central (Pico, Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira) estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, até às 15:00 de quarta-feira.

São Miguel e Santa Maria (grupo oriental) estão sob o mesmo aviso até às 18:00 de quarta-feira.

MP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).