Marques Guedes defende responsabilidade de todos os agentes políticos pela estabilidade

| Política
Porto Canal

O ministro da Presidência defendeu hoje que todos os agentes políticos devem colocar o interesse nacional à frente de divergências político-partidárias em nome da estabilidade, valor que apontou como fundamental para Portugal nestas circunstâncias.

"A estabilidade é um bem em si próprio e é uma necessidade até nas circunstâncias em que o país está. E aquilo que se espera e se exige de todos os agentes políticos, sem distinção, é a responsabilidade de colocar o interesse nacional à frente de outas divergências de natureza político-partidária, exatamente em nome da preservação da estabilidade", afirmou Luís Marques Guedes, na conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros.

O ministro social-democrata acentuou a ideia de que, "enquanto se mantiver sob um programa de resgate", Portugal "tem de ter um comportamento de determinação e de muito trabalho, mas também uma garantia de estabilidade política".

Ao longo desta conferência de imprensa, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares escusou-se a dar qualquer indicação sobre o atual estado da crise no executivo, remetendo esse processo para os dois partidos da coligação, PSD e CDS-PP.

Luís Marques Guedes também nada adiantou quanto àquilo que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, possa ter dito sobre o assunto aos restantes ministros, na parte de discussão política da reunião de hoje do Conselho de Ministros, alegando que, por princípio, esta não é "objeto de comentário".

O ministro da Presidência confirmou que o presidente do CDS-PP e ministro demissionário, Paulo Portas, não esteve na reunião de hoje do Conselho de Ministros. "É verdade, o senhor ministro de Estado não esteve, fez-se representar por um senhor secretário de Estado. Não faço nenhuma leitura sobre essa situação. É esse o facto que aconteceu hoje".

Por outro lado, questionado se Portugal tem atualmente um ministro dos Negócios Estrangeiros, Marques Guedes respondeu que "as soluções dos órgãos de soberania são sempre soluções de continuidade, e todos os ministros estão em funções até que deixem de estar", pelo que o país "tem, com certeza, um ministro dos Negócios Estrangeiros".

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.