TAP. Oposição critica nova versão do relatório e aponta omissões

TAP. Oposição critica nova versão do relatório e aponta omissões
| Política
Porto Canal/Agências

Os partidos da oposição reiteraram hoje as críticas ao relatório da comissão de inquérito à TAP, insistindo, entre outras omissões, na ausência de depoimentos e conclusões sobre os incidentes no Ministério das Infraestruturas.

Durante a apreciação do relatório elaborado pela deputada socialista Ana Paula Bernardo, os partidos da oposição reiteraram as críticas feitas na altura da apresentação do documento preliminar. Os partidos condenam sobretudo a ausência de referência aos incidentes no Ministério das Infraestruturas, em 26 de abril, e ao que consideram a provada interferência política na gestão da TAP.

O deputado bloquista Pedro Filipe Soares aponta “diversas debilidades”, como a omissão de declarações de “um conjunto alargadíssimo de audições vistas por todo o país”.

Já o deputado comunista Bruno Dias considera que a versão final do relatório, que inclui cerca de 40% das propostas apresentadas por BE, PCP, Chega e PS, “tem como problema principal a mesma opção política que está a prevalecer na atuação do Governo, […] que é apontar para o caminho da privatização futura”.

Em nome do Chega, o deputado Filipe Melo afirma que as propostas do partido acolhidas pela relatora configuram alterações “circunstanciais", ignorando pontos que considera fundamentais e que “marcadamente comprovam a existência de ingerência politica na gestão da companhia aérea”.

Sem surpresa, o PS fica isolado na defesa do documento, com o deputado Bruno Aragão a sublinhar que “a primeira coisa que a comissão de inquérito deve fazer é ter uma natureza e conteúdo factual e muito menos uma natureza e conteúdo político”.

PSD e IL não apresentaram qualquer proposta de alteração. O social-democrata Paulo Moniz justifica a decisão: este é o “melhor relatório para o senhor primeiro-ministro”. Já Bernardo Blanco, da IL, diz que o partido não tinha apresentado propostas propositadamente, por não poder compactuar com o documento.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.