Câmara do Porto investe 400 mil euros em habitação social na Rua da Vitória

Foto: José Campos
| Porto
Fábio Lopes

A Câmara do Porto concluiu a requalificação de um edifício na rua da Vitória destinado a habitação social. A empreitada representou um investimento de 400 mil euros por parte da autarquia e permitiu a reabilitação de duas habitações T2 e a transformação de antigos espaços de balneários e lavadouros em dois novos T1.

Bem no coração da cidade Invicta e com o Rio Douro como pano de fundo. O renovado edifício prepara-se agora para receber novos inquilinos, depois de dois anos de intervenção. As rendas apoiadas podem variar entre os 28 e os 240 euros mensais. As casas começam a ser ocupadas no próximo mês.

O projeto foi desenvolvido pelo gabinete portuense MAVAA Arquitetos, de Carlos Machado e Moura e Luís Pereira Viana.

Durante a visita ao local, Pedro Baganha, vereador da Câmara do Porto realçou o facto de “10% dos fogos do Centro Histórico do Porto serem habitação social”, sublinhando que este é mais um projeto "entre muitas iniciativas". 

O também vereador do Urbanismo e Espaço Público realçou ainda que está a decorrer o arranque de uma nova empreitada nas Eirinhas de quase 50 fogos de habitação social, reforçando a oferta na cidade Invicta.

Situado paredes meias com o célebre Miradouro da Vitória, o imóvel agora reabilitado foi eleito para integrar o roteiro da 8ª edição do Open House Porto e estará de portas abertas este fim de semana.

A iniciativa tem como objetivo convidar o público a explorar casas particulares, edifícios, infraestruturas e conjuntos urbanos que ilustram a singularidade da arquitetura local, quebrando as barreiras existentes entre a arquitetura e o público não especializado, na descoberta de espaços de relevo.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.