Visão de Costa investe no país ao contrário da direita - Pedro Nuno Santos

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 26 jul (Lusa) - Pedro Nuno Santos contrapôs hoje "a visão de António Costa, que investe no país e aproveita os seus recursos", à estratégia da direita de compressão salarial que não resolveu e agravou os problemas da economia.

Ao dar as boas vindas aos participantes na convenção nacional de apoio à candidatura de António Costa, que decorre em Aveiro, o deputado socialista e presidente da distrital de Aveiro do PS, disse que o tecido económico do distrito "aguarda com expectativa" a agenda em discussão no encontro.

Pedro Nuno Santos salientou a necessidade de uma mudança estrutural na economia, assente em maior incorporação de conhecimento e tecnologia, sem o que, mesmo resolvendo o problema das finanças públicas, rapidamente este voltará.

"A direita também quer transformar a economia e tem falado da reindustrialização, mas a forma como querem atingir esse objetivo é oposta à que queremos defender. A estratégia da direita de desvalorização interna, de compressão salarial não resolveu o problema da economia e agravou: três anos depois, as exportações de média e alta tecnologia baixaram e a nossa economia não se graduou", criticou.

A visão de António Costa e a agenda em discussão pelos seus apoiantes "investe no país e aproveita os recursos naturais, culturais e humanos, com uma estratégia clara, em que as políticas públicas têm um importante papel a desempenhar" na modernização da economia.

"Só vale a pena modernizar a economia para com isso promover a coesão social e a visão de António Costa também tem aí novidade: não basta apenas a igualdade de oportunidades. Esse esforço para conseguir condições iguais de partida, continuará a ser objetivo, mas sabemos que não é suficiente porque as economias de mercado geram desigualdades e a sua correção tem de ser um esforço permanente", concluiu.

MSO// ATR

Lusa / Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.