Costa diz que não há consolidação orçamental sem resolução dos problemas estruturais

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 26 jul (Lusa) - O candidato às primárias do PS António Costa afirmou hoje que para que exista consolidação orçamental sustentada é preciso resolver os problemas estruturais do país, garantindo que a sua agenda para a década o separa do Governo de direita.

António Costa falava aos jornalistas à entrada para a convenção "Mobilizar Portugal", que decorre hoje durante todo o dia em Aveiro, explicando que a agenda para a década que propõe elenca "as condições para resolver os problemas estruturais, sem os quais todos os outros problemas não serão resolvidos" de uma forma sustentada.

Questionado sobre o porquê da ausência da consolidação orçamental, o presidente da Câmara de Lisboa respondeu que para que esta exista "de uma forma sustentada" é preciso "resolver os problemas estruturais do país" e que "um dos erros maiores que este Governo cometeu foi achar que o princípio e o fim dos problemas em Portugal eram a dívida e o défice".

"É um erro pensar-se que nós resolveremos os problemas, designadamente da consolidação das finanças públicas, sem termos uma economia sã. E não teremos uma economia sã sem resolvermos os problemas estruturais. E também não se resolve a consolidação das finanças públicas sem critério. E o critério implica visão estratégica", justificou.

De acordo com António Costa, é preciso "ir à raiz dos problemas, ao fundo dos problemas e para isso temos que ter uma agenda que ataque esses problemas e por isso é uma agenda para a década".

"E nós temos uma longa trajetória daqui até às legislativas. Temos que ter a agenda para a década, apresentarei dentro de um mês a moção de orientação para as eleições primárias, que servirão de bases ao programa do Governo, e a seguir ao congresso do PS teremos um programa do Governo", antecipou.

O candidato às eleições primárias garantiu ainda que esta é a agenda que o separa do atual Governo de direita, afirmando-se como "uma alternativa à atual governação do PSD e do CDS".

"É isso que os portugueses nos pedem que sejamos, que nós construamos essa alternativa. É isso que estamos aqui a trabalhar para fazer", disse.

JF// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.