PSD/CDS-PP e PS aprovam revisão da lei de Defesa Nacional, socialistas abstêm-se na lei das FA

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jul (Lusa) - O parlamento aprovou hoje a revisão das leis de Defesa Nacional com os votos favoráveis do PSD, PS e CDS-PP, e da Organização de Bases das Forças Armadas apenas com os votos favoráveis da maioria, com o PS a abster-se.

O diploma que altera a Lei de Defesa Nacional, que carecia de maioria absoluta, foi aprovado em votação final global com os votos de 177 deputados do PSD, CDS e PS, contra 23 votos dos deputados do PCP, BE e PEV.

A revisão da LOBOFA (Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas) foi aprovada por 123 deputados, entre as bancadas do PSD/CDS-PP e dois deputados do PS, com a bancada socialista a optar pela abstenção. O PCP, BE e PEV votaram contra.

Os diplomas hoje aprovados alteram a reforma aprovada em 2009 e tiveram origem em propostas de lei do Governo PSD/CDS-PP, visando o reforço das competências do parlamento e o reforço das competências do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas [CEMGFA], que passa a ser o responsável pela saúde e educação militar.

A maioria PSD/CDS-PP e PS chegaram hoje a consenso na especialidade nos artigos mais polémicos, aprovando propostas dos socialistas para revogação do artigo 8.º da lei de Defesa Nacional em vigor, que previa a possibilidade de os militares eleitos para cargos políticos requererem a passagem à reserva, obrigatoriamente concedida, ao fim de 30 dias.

Pelo caminho ficou a ideia inicial do Governo de prever o "abate ao quadro" dos militares naquelas condições.

O PS conseguiu ainda ver aprovadas alterações importantes à LOBOFA prevendo, no artigo 15.º, que o CEMGFA pode colocar na "sua dependência direta os comandos de componente operacional" dos ramos mas inclui os chefes dos ramos respetivos no processo.

Uma outra alteração proposta pelo PS e aprovada pela maioria PSD/CDS-PP prevê que o ministro da Defesa Nacional "coordena" o Planeamento Civil de Emergência, que não estava previsto na lei atual.

Por outro lado, também por proposta socialista, mantém-se na competência do Conselho de chefes de Estado-Maior a elaboração dos anteprojetos dos orçamentos respetivos.

Ainda de acordo com a revisão aprovada, a Assembleia da República passa a ter a competência para "apreciar a decisão do Governo de envolver contingentes ou forças militares em operações militares no estrangeiro".

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.