Peter Cosgrove responsável por receber corpos de australianos do avião da Malaysia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 23 jul (Lusa) -- O Governador geral da Austrália, Peter Cosgrove, viajou para a Holanda onde vai esperar o avião que transporta as vítimas do MH17, a aeronave da Malyasia Airlines abatida no leste da Ucrânia e onde seguiam 37 naturais ou residentes na Austrália.

"É importante para as famílias e para o nosso país que a nossa gente seja recebida por um dos nossos", disse em comunicado o primeiro-ministro Tony Abbott referindo-se ao representante da rainha Isabel II na Austrália.

Os corpos das vítimas do avião malaio, abatido por um míssil na zona leste da Ucrânia controlada pelos rebeldes pró-russos serão transferidos para identificação e repatriação através da Holanda, num processo complexo com vários exames a efetuar.

"Pela sua natureza, este processo pode demorar várias semanas antes de podermos honrar os nossos mortos e devolver os seus corpos aos familiares. Mas vamos trazê-los para casa", afirmou o chefe do Governo.

A retirada dos corpos na região do acidente está a ser efetuada por um avião australiano e outro holandês.

O Governo australiano fez deslocar uma centena de funcionários para a Holanda e Ucrânia, numa operação que visa apoiar as famílias do acidente com mais vítimas desde os atentados de Bali em 2002.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.