EUA divulgam provas de apoio e material russo para rebeldes

EUA divulgam provas de apoio e material russo para rebeldes
| Mundo
Porto Canal

O Governo dos Estados Unidos divulgou terça-feira imagens de satélite e outras provas que demonstram que a Rússia treinou e equipou rebeldes ucranianos que alegadamente derrubaram o avião da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo.

As autoridades norte-americanas sustentam também que a Rússia continua a enviar tanques, lança foguetes e outras armas para a Ucrânia depois do acidente com o avião malaio, sustenta a imprensa dos Estados Unidos.

Jornais como o The Washington Post ou a cadeia de televisão CNN difundiram algumas imagens divulgadas terça-feira por funcionários dos serviços secretos e não identificados.

Os funcionários citaram dados de, segundo o The Washington Post, sensores que seguiram a trajetória do míssil que, alegadamente, abateu o avião da Malaysia Airlines, marcas de metralhadora na aeronave, análise de conversas com os rebeldes em que assume a autoria do abate e fotos publicas em redes sociais.

As fontes disseram ainda que os Estados Unidos detetaram o lançamento de míssil terra-ar no momento do acidente com o avião malaio e na zona leste da Ucrânia controlada pelos rebeldes pró-russos.

Os norte-americanos descartam também que as forças ucranianas sejam as responsáveis pelo abate do avião.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.