Hospital-Escola em Gondomar abre Unidade de Longa Duração e Manutenção

| Norte
Porto Canal / Agências

Gondomar, 22 jul (Lusa) - A Fundação Fernando Pessoa (FFP) inaugura na quarta-feira, no terceiro piso do seu Hospital-Escola, em Gondomar, uma Unidade de Longa Duração e Manutenção que conta com quatro dezenas de camas incluídas na Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados.

"[A unidade] tem como missão contribuir para o restabelecimento dos índices de saúde e de bem-estar físico e mental dos seus utentes, promovendo a sua qualidade de vida pela competência ética e técnica dos profissionais que nela trabalham e humanizam a prestação dos cuidados", refere nota publicada no sítio oficial do Hospital-Escola da FFP.

Já, em declarações à agência Lusa, o presidente do conselho de administração desta unidade hospitalar, Salvato Trigo, explicou que a nova unidade tem capacidade para 60 camas, ainda que dessas só 40 estejam integradas na Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados, sendo que hoje já se inscreveram novos utentes.

O responsável disse ter expetativa de que até ao final de julho todas as camas estejam preenchidas, cabendo à Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados, através de equipas locais, referenciar os utentes.

Apesar da cobertura deste novo serviço ser de âmbito nacional, Salvato Trigo destacou o facto de com esta unidade se estar a preencher uma lacuna no Grande Porto, devido às listas de espera existentes. Estas são as primeiras e únicas camas dedicadas a esta valência no concelho de Gondomar.

A Unidade de Longa Duração e Manutenção - que para dar cumprimento à lei tem direção própria e autónoma face ao Hospital-Escola da FFP - contará com 68 profissionais: médicos, enfermeiros, auxiliares de ação médica e administrativos.

"Seriam mais se não existissem serviços partilhados com o hospital, como é o caso da Medicina Física e de Reabilitação. E como está integrada num hospital, temos capacidade para trazer contributos de natureza profissional superiores aos que seriam se a unidade estivesse isolada", analisou Salvato Trigo.

O responsável contou que quando o projeto foi iniciado, este foi proposto a fundos europeus, numa candidatura articulada com a autarquia de Gondomar e com a Administração Regional de Saúde do Norte que previa as tipologias de longa e média duração, sendo que a segunda modalidade não veio a concretizar-se.

"O nosso objetivo agora é explicar ao Serviço Nacional de Saúde que os cuidados agudos a estes internos poderiam ser prestados neste hospital. Evitar-se-ia os transportes e a situação desagradável de deslocar as pessoas. Nós não vemos a unidade como um corpo estranho no hospital", referiu Trigo.

A integração da Unidade de Longa Duração e Manutenção no Hospital-Escola da FFP insere-se "na estratégia" de preenchimento "da dimensão dos cuidados terciários" de um estabelecimento de saúde "vocacionado para a formação de profissionais de saúde", concluiu o responsável.

A abertura desta unidade resulta de um despacho conjunto dos ministérios da Saúde, Segurança Social e Finanças, estando prevista uma cerimónia de inauguração para quarta-feira, pelas 11:00, com a presença do secretário de Estado Ajunto da Saúde, Fernando Leal da Costa.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.