Festival Internacional junta cinema e literatura de forma "única" na Trofa

| Norte
Porto Canal / Agências

Trofa, 18 jul (Lusa) - A primeira edição do CineTrofa, festival que se realiza entre 01 e 04 de outubro, vai "visitar", através do cinema e da literatura, "mais de vinte países", pondo o público a "ler os filmes", indicou hoje a organização.

O CineTrofa 2014 - Festival Internacional de Cinema e Literatura da Trofa, promete "revolucionar" o concelho e deixar uma "marca cultural" na região, tratando-se de um único evento que a organização diz ser "único" no seu género em Portugal.

A organização é composta pela Associação Portuguesa de Turismologia (APTUR) e pela câmara municipal, estando a programação a cargo de António Reis, para quem a "ligação apesar de óbvia", entre a literatura e o cinema, ao ser "às vezes menos discutida" dá a esta iniciativa "singularidade".

"Pretende-se devolver o lugar que a literatura tem na história do cinema", sublinhou António Reis.

O programador destacou, levantando o véu sobre o vai acontecer na Trofa em outubro, uma das "combinações perigosas" da programação: José Saramago.

"É difícil falar de literatura sem falar de Saramago, mas também é difícil falar de Saramago sem falar das adaptações para cinema. Existem longas, uma média e uma curta-metragem, pelo menos, inspiradas em Saramago e portanto poderá dar-se uma nova forma de ver o Nobel".

Este festival será, também, um "ponto de encontro" entre agentes culturais com a ida à Trofa de realizadores, argumentistas, atores e escritores. Está, ainda, prevista a estreia de adaptações que estão em vias de ser ultimadas no cinema português.

Pôr as pessoas a "ler os filmes" é um dos objetivos do CineTrofa.

Outra meta, disse o presidente da câmara local, Sérgio Humberto, é "alterar mentalidades na população para lhes criar apetência para a cultura": "É uma atividade completamente fora da caixa. As sessões vão ser ao ar livre. Vamos levar o cinema e a literatura às pessoas. Não vamos chamar as pessoas a um espaço fechado".

O autarca tem expectativa de que com este festival, a Trofa e a região Norte entrem para o circuito internacional de iniciativas do género.

O CineTrofa 2014 concentra, em quatro dias, projeções de filmes e tertúlias, mas começa antes com um ciclo de cinema nas freguesias da Trofa, 24 horas de animação de rua de 09 para 19 de agosto, noite de lua cheia, e uma sessão de CineTrofa fora de portas com projeção na praia da Póvoa de Varzim, a 29 do mesmo mês.

A 06 de setembro o CineTrofa promete dar-se a conhecer através de sessões ao ar livre, em ruas fechadas, mas com lojas abertas, artes circenses, pinturas faciais, bares e atuação de DJ.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.