Município do Porto já investiu mais de 19,2 milhões de euros em habitação

Município do Porto já investiu mais de 19,2 milhões de euros em habitação
| País
Porto Canal

As autarquias do Porto e de Lisboa gastaram mais de 29 milhões de euros na compra de 69 imóveis para a habitação acessível, ao abrigo do direito de preferência, desde 2016. Face à escassez de apartamentos registada, o investimento municipal só não foi maior por alegadas dificuldades financeiras.

O Jornal de Notícias (JN) e o Dinheiro Vivo realizaram um levantamento junto de 20 autarquias das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa relativamente ao uso do direito de preferência desde 2022. Das dez que responderam, seis, nomeadamente o Porto e Lisboa, afirmaram já ter acionado esse instrumento. Neste momento, de acordo com o JN, junto das autarquias encontram-se 17 mil famílias em lista de espera para aceder a habitação acessível.

No Grande Porto, o arranque da compra de abrigo, no âmbito do direito de preferência, começou em 2019. Desde então e até ao ano passado, o investimento somava mais de 19,2 milhões de euros na compra de 39 prédios.

Matosinhos adquiriu, em 2021, apenas dois edifícios inacabados e o investimento ascendeu os 6,1 milhões de euros.

De acordo com o JN, Lisboa lidera o investimento no âmbito do direito de preferência, prevendo gastar, este ano, 2,45 milhões de euros na aquisição de seus apartamentos, cujo processo ainda se encontra em fase de avaliação. Os imóveis adquiridos serão integrados em programas de acesso à habitação, nomeadamente o Programa de Renda Acessível. A autarquia já soma 6500 candidaturas a aguardar atribuição.

 

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.