Atrasos nas obras da Metro do Porto financiados com fundos nacionais

Porto Canal
| Porto
Joana Almeida Carvalho e Ana Maio

O atraso nas obras da Metro do Porto vai levar a que as linhas rosa e amarela passem a ser financiadas com fundos nacionais a partir de janeiro de 2024. O projeto está inserido no PT2020, mas a sua execução termina já este ano, pelo que foi necessário arranjar novos fundos.

O atraso nas obras já tinha sido anunciado mas o financiamento com fundos nacionais é uma informação que chega esta semana, uma vez que a dez meses do final do prazo, ainda faltam executar cerca de 500 milhões de euros dos fundos europeus disponíveis no Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência.

De recordar que este programa está inserido no Portugal 2020, uma parceria entre Portugal e a Comissão Europeia.

Helena Pinheiro de Azevedo, Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR, garante que está a ser feito um trabalho de acompanhamento próximo junto dos beneficiários dos fundos, para uma maior eficiência do programa.

Também o Ministério do Ambiente já tinha confirmado que o custo das obras nas linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto aumentou 29% e 30%, cerca de 84 milhões de euros. O custo inicial rondava os 98,9 milhões de euros na Linha Amarela e 189 milhões de euros na Linha Rosa. Com os aumentos conhecidos na passada segunda-feira, a quantia cresce cerca de 84 milhões de euros.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).