Velejadores Diogo Pereira e Manuel Macedo vencem regatas do dia e lideram

| Desporto
Porto Canal / Agências

Tavira, 16 jul (Lusa) -- Os velejadores portugueses Diogo Pereira e Manuel Macedo venceram hoje as duas regatas do dia e subiram ao primeiro lugar na classe 420 em masculinos, nos campeonatos do Mundo da Juventude ISAF 2014.

A três dias do final da competição, a dupla portuguesa confirma o estatuto de favorita a um lugar no pódio e às medalhas, sendo que a sua prestação de hoje permitiu ultrapassar as duas duplas asiáticas e a dupla francesa e alcançar 15 pontos de vantagem sobre o quarto lugar.

A dupla lusa beneficiou de um dia menos bom das equipas asiáticas que lideraram a prova, os japoneses Koizumi e Matsuo e os tailandeses Norzan e Aziz, até hoje e subiu ao primeiro lugar, quando, ao início do dia, partiu do quinto lugar da classificação.

No setor feminino da mesma classe lideram as espanholas Mas Depares/Davila Mateu, que trocaram de posição com as alemãs Theres Dahnke/Birte Winkel, seguidas por Horwitz/Malsch do Chile. As portuguesas Teresa Camelo e Helena Oliveira subiram uma posição e ocupam o 18.º lugar, ao fim de seis regatas.

Na classe Laser Radial em masculinos, o irlandês Seafra Guilfoyle, apesar de uma última regata menos conseguida, mantém-se como líder destacado, seguido pelo argentino Francisco Rigonat, que venceu as duas regatas do dia, e pelo brasileiro Martin Lowy. O português Santiago Sampaio, que foi 12.º na primeira regata e 14.º na segunda, subiu ao 20.º lugar da geral.

No setor feminino, a espanhola Martina Reino Cacho ultrapassou a norte-americana Haddon Hughes e a finlandesa Monika Mikkola subiu ao último lugar do pódio.

Em SL16, não houve alterações no topo da classificação, com a dupla francesa Flament/Dorange na frente, seguida da dupla espanhola Ferrando/Ferrando e da dupla brasileira Kim Vidal/António Lopes. Os portugueses Vasco Rocha e Salvador Taveira estão em 14.º.

Na classe 29er, os franceses Yrieix e Guillou mantêm-se como líderes, mas agora seguidos pelos neo-zelandeses Sumerville e Mchardie e dos norte-americanos Wilson e Gibbs. Os portugueses Francisco Maia e Rui Oliveira recuperaram um lugar e estão em 19.º.

Os velejadores da classe RS:X não chegaram a competir esta tarde, pelo que, ao fim de seis regatas, os três primeiros, Yael Paz (Israel), Mattia Camboni (Itália) e Radoslaw Furmanski (Polónia), mantiveram as suas posições. Em femininos, lideram Stefaniya Elfutina (Rússia), Shi Hongmei (China)) e Marta Maggetti (Itália). O representante português nas pranchas, Frederico Rodrigues, segue em 21.º lugar.

Na quinta-feira prosseguem as regatas, a partir das 13:00, que se prolongarão até sábado, último dia da competição.

JEC // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.