Iniciativa Liberal critica centralismo da administração central e propõe deslocalização de 11 instituições

| País
Porto Canal

Deslocalizar para descentralizar. É o mote da proposta da Iniciativa Liberal que sugere a transferência, para fora de Lisboa, de onze sedes de diferentes organismos públicos.

“Aquilo que nós estamos a propor é deslocalizar um conjunto de organismos da administração central para outras localidades que não Lisboa”, explica Carlos Guimarães Pinto, em entrevista ao Porto Canal.

O deputado dá o exemplo do Instituto da Vinha e do Vinho que se localiza em Lisboa, mas que, se a proposta do partido for aceite, deverá passar a estar sediado em Vila Real, “onde está a maior produção vinhateira do país”.

“A administração central coloca quase todos os organismos na capital”, lamenta Carlos Guimarães Pinto em declarações ao Porto Canal Para o deputado o governo tem adotado políticas cada vez mais centralistas, concentrando “a atividade económica na capital” e “afastando os organismos dos setores que tutelam”. 

Além disso, Carlos Guimarães Pinto aponta como um dos principais problemas da concentração de instituições públicas em Lisboa “a falta de oportunidades de carreira para profissionais que não vivem na capital”.

Reportagem do Porto Canal revelou duas instituições com sedes descentralizadas de forma fictícia

Há um ano uma reportagem do Porto Canal revelou que existiam pelo menos duas instituições públicas com sedes descentralizadas de forma fictícia, mantendo os centros de decisão em Lisboa.

À data da emissão do trabalho “A Cidade Estado” a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica tinha sede no Porto, mas lá só trabalhavam três funcionários. Já a sede da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais em Idanha a Nova estava praticamente vazia e recebia apenas reuniões ocasionais.

A reportagem partiu da análise de uma lista de todos os organismos públicos portugueses e revelou que das mais de 700 instituições do Estado cerca de 650 estão sediadas na capital.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.