Hugo Condesa quer transformar a Iniciativa Liberal na maior força partidária do Porto

Hugo Condesa quer transformar a Iniciativa Liberal na maior força partidária do Porto
Pedro Gabriel Soares / Porto Canal
| Porto
Francisco Graça

A Iniciativa Liberal (IL) vai a votos no Porto no próximo sábado. Os membros do partido vão escolher um novo Coordenador do Núcleo Territorial, uma espécie de “presidente de concelhia” para o Porto.

O Porto Canal dá agora a conhecer o candidato da Lista I, Hugo Condesa, já depois de ter publicado a entrevista ao candidato da Lista A, Albino Ramos, esta terça-feira. Esta quinta-feira, há lugar a debate em direto entre os dois liberais candidatos na emissão televisiva do Porto Canal.

O ‘outsider’ que veio de Monção

Se se pode afirmar que Albino Ramos é o candidato da continuidade, com ligações aos anteriores coordenadores da IL no Porto, então Hugo Condesa é claramente o contestatário, a oposição que vem de fora. O gestor de 39 anos nasceu em Monção, vila raiana do Alto Minho, e mudou-se para o Porto quando tinha 14 anos.

Porto Canal

Hugo Condesa tem 39 anos, nasceu em Monção, mas mudou-se para o Porto, sozinho, com 14 anos

“Era atleta, vim para o Porto com o sonho de ser jogador profissional de basquete. Acho que só aos 20 anos é que caí na real”, ri-se Hugo Condesa, do alto dos seus 200 cm “certinhos”. “A partir daí percebi que se calhar era boa ideia focar-me mais nos estudos. Fui para a FEP, licenciei-me em gestão. Mas aquela experiência de morar sozinho com 14 anos… Mudou a minha vida, devo imenso a essa altura, a maturidade que se ganha, o crescimento emocional. Foi duro, mas não trocava por nada”.

Depois da licenciatura fez várias formações executivas, começou a trabalhar na área das tecnologias, de onde nasceu uma outra obsessão pelo “digital”. Casou, teve dois filhos, trabalhou fora, viajou para a China, fundou empresas e está a tirar um Executive MBA em Paris. Agora vive em Matosinhos e trabalha para uma empresa espanhola.

“Nunca fui candidato a nada em nenhum partido antes”, admite. Nem sequer era um membro particularmente ativo da IL, mas começou a sentir necessidade de falar das opiniões políticas, sempre “próprias”, “fortes”. Até que finalmente se decidiu a avançar contra uma liderança que acredita estar gasta no Porto. “Onde está a ‘iniciativa’ da IL? O dinamismo, os eventos, as ideias, o entusiasmo? A vida política não se pode resumir ao fino liberal” – o famoso evento na cidade em que os membros do partido se juntam para beber cerveja e falar da política do país.

Mais do que um “fino liberal”

A lista de Hugo Condesa pode ser a oposição interna no Porto, mas chega com nomes de peso para alavancar a candidatura. O primeiro subscritor da lista foi o vereador Ricardo Valente, único representante liberal no executivo da Câmara Municipal do Porto. Tiago Mayan, antigo candidato à Presidência da República e atual presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, também apoia Condesa.

Porto Canal

“Não seria responsável estar a falar em acabar com o movimento independente de Rui Moreira quando ainda faltam dois anos para as eleições”, argumenta Hugo Condesa.

A primeira crítica da Lista I é para dentro, para a organização do Núcleo Territorial (NT) do Porto. “Há membros do Porto que entraram no último ano e ainda não foram contactados uma única vez. A comunicação no Núcleo não pode ser só através de emails formais. Há gente que não está interessada em ir a festas. Entendo a importância dos finos liberais e os eventos de convivo com os membros, mas é preciso muito mais”, explica Hugo Condesa.

O liberal quer ver pelo menos dois plenários do NT do Porto por ano, criar um kit de boas-vindas para novos membros, rever todos os meios de comunicação interna e fundar um Gabinete de Estudos Locais que “forme intelectualmente” os membros do partido.

A luta Carla Castro/Rui Rocha

As notícias dos últimos dias colam a candidatura de Albino Ramos ao novo presidente do partido, Rui Rocha, enquanto Hugo Condesa fica ligado a Carla Castro e à tendência mais radicalizada na IL. Nada mais errado, garante Condesa.

“Portanto, eu sou um pau-mandado da Carla, é isso? Choca-me. É preguiçoso. É um soundbite de jornais para clickbait, para ser fácil de explicar às pessoas. Na minha lista, tenho pessoas que votaram nos três candidatos à Comissão Executiva nas eleições de janeiro. Esta eleição no Porto não é uma segunda ronda entre o Rui Rocha e a Carla Castro. O Porto é o Porto”.

A habitação e o alojamento local

Para o exterior, Hugo Condesa quer aproveitar os quadros da Iniciativa Liberal para começar a criar um pensamento forte que possa transformar em “plano autárquico”. Para resolver o problema da habitação, Condesa defende a desburocratização nos processos e licenciamentos.

Porto Canal

“Portanto, eu sou um pau-mandado da Carla Castro, é isso? Choca-me. É preguiçoso. É um soundbite de jornais para clickbait”, diz Hugo Condesa

“O problema do Porto está na falta da oferta de habitação. Temos de construir mais casas, e não utilizar o Alojamento Local como instrumento de guerra política. Os empresários que exploram o Alojamento Local têm um trabalho legítimo, e fizeram muito pela reabilitação da cidade”, explica Hugo Condesa.

Segundo o candidato liberal, é preciso criar um regulamento para Alojamentos Locais que permitam um convívio “saudável” na cidade, protegendo os proprietários. O investimento na habitação virá com incentivos fiscais e com mais poder aos órgãos locais, os que conhecem “verdadeiramente” a situação no território. “O poder local foi muito pouco ouvido a nível central e por isso é que as propostas do Governo foram tão erradas. Isso tem de mudar”.

O candidato liberal nas Autárquicas de 2025

“Estou a tentar fugir dessa pergunta, mas acho que não consigo mais”. Hugo Condesa quer ser o mais claro possível quando diz que não será candidato à Câmara Municipal do Porto, “nem a nenhum tipo de cargo autárquico”. “O meu objetivo é dinamizar o Núcleo Territorial do Porto para que seja um órgão de referência”.

“Não seria responsável estar a falar em acabar com o movimento independente de Rui Moreira quando ainda faltam dois anos para as eleições”, argumenta Hugo Condesa.

“O que pretendo é que nos próximos meses a IL ganhe suficiente capital politica na cidade para podermos ter escolha. Acho que podíamos ter feito um trabalho mais robusto na penetração das ideias liberais e da marca IL no Porto - esse é o trabalho que quero fazer agora. Eu gostava muito que a IL tivesse candidatos a todos os órgãos autárquicos. Mas essa não será a minha decisão, mas sim a dos membros. Temos dois grandes ativos autárquicos, o Tiago Mayan e o Ricardo Valente. Quem sabe?” O objetivo de Hugo Condesa é fazer da IL maior partido da cidade do Porto.

A eleição do novo coordenador da IL no Porto acontece ao início da tarde deste sábado. As inscrições dos membros para participarem no plenário fecham esta quarta-feira.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.