Confrontos registados junto ao aeroporto da capital da Líbia, voos suspensos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Trípoli, 13 jul (Lusa) - Confrontos entre grupos armados foram registados junto ao aeroporto de Trípoli, e os voos foram suspensos, informou fonte aeroportuária.

"'Rockets' explodiram no perímetro do aeroporto por volta das 06:00 (05:00 em Lisboa). Seguiram-se confrontos entre antigos rebeldes do Zenten que controlam o aeroporto e outros grupos que os combatem", disse a fonte sob anonimato.

Fortes disparos foram ouvidos desde o centro da cidade, segundo um correspondente da AFP.

Os confrontos ocorreram depois de apelos lançados nas redes sociais por militantes islamitas para expulsar os antigos rebeldes do Zenten das posições que ocupam em Tripoli, onde o aeroporto está situado, a 25 quilómetros da cidade.

Desde a queda de Muammar Kadhafi, em outubro de 2011, o aeroporto de Trípoli está sob o controlo de antigos rebeldes de Zenten, uma cidade a 170 quilómetros a sudoeste de Trípoli.

Os Estados Unidos expressaram hoje a sua "profunda preocupação" perante os atos de violência contínua na Líbia e advertiram que a "perigosa" situação "poderia conduzir a um conflito generalizado" no país africano.

"Afirmamos o nosso apoio à transição democrática da Líbia e exortamos à formação do novo Parlamento o mais rapidamente possível", disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Jen Psaki.

FV // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.