Israel lança 1.ª incursão terrestre na Faixa de Gaza

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 13 jul (Lusa) -- Um comando da marinha israelita lançou esta noite, pela primeira vez desde o lançamento da ofensiva por parte de Israel, uma operação terrestre no norte da Faixa de Gaza, informou a rádio pública.

A breve incursão visou uma base de lançamento de 'rockets' no norte da Faixa de Gaza, acrescentou a rádio. O braço armado do Hamas confirmou que um comando da marinha israelita tinha tentado penetrar na zona de Sudanyia (noroeste) da Faixa de Gaza, e que tinha havido troca de tiros com combatentes palestinianos.

Um porta-voz militar disse que quatro soldados israelitas tinham ficado ligeiramente feridos no decurso da missão.

A entrada dos militares israelitas na Faixa de Gaza terá durado aproximadamente meia hora, segundo a agência EFE, que cita a CNN.

O ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, disse este sábado que o seu Governo tinha alcançado "objetivos significativos" nos seus ataques durante os bombardeamentos que efetuaram na Faixa de Gaza contra o movimento Hamas.

Num comunicado das Forças Armadas de Israel disseram ter atacado aproximadamente 84 alvos ligados a atividades "terroristas" do Hamas na Faixa de Gaza nas últimas missões.

As fações armadas palestinianas, incluindo o Hamas e a Jihad Islâmica, mantiveram durante o fim de semana disparos de 'rockets' contra solo israelita.

Fontes israelitas estimaram no sábado terem sido realizados 690 lançamentos a partir de Gaza contra Israel desde o início da operação, 138 dos quais intercetados pelos seus sistemas antimísseis.

FV // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.