Portagens vão subir 4,9% em 2023

| País
Porto Canal

Foi esta quinta-feira anunciada uma medida travão ao aumento das portagens em 2023. A decisão do Conselho de Ministros foi tomada tendo em conta que um aumento de 10,5% seria "insuportável" para os portugueses.

Pedro Nuno Santos, explicou, em conferência de imprensa, após o Conselho de Minsitros, que o aumento de 10,5% proposto pelas empresas era "insuportável" para os portugueses, reconhecendo, no entanto, que a existência de contratos com as concessionárias levaram o Governo a tentar "encontrar uma solução equilibrada".

"Assim, a partir de 01 de janeiro, as taxas de portagens terão um aumento que será 4,9% a ser suportado pelos utilizadores. Acima deste valor, 2,8% serão responsabilidade do Estado e o remanescente, até 9,5% ou 10,5%, será suportado pelas concessionárias” acrescentou o governante.

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

Buscas por “possível queda de meteorito” em Castro Daire encontram-se suspensas

A Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma "possível queda de meteorito", disse esta madrugada à Lusa fonte da organização, admitindo novas buscas de manhã.

O que é a luz brilhante que iluminou o céu português na noite deste sábado?

Os meteoros são pequenos fragmentos rochosos que se deslocam no espaço a uma velocidade entre os 10 a 40 quilómetros por segundo.