Seguro convoca Comissão Política Nacional para "análise do estado da Nação"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 jul (Lusa) -- O secretário-geral do PS, António José Seguro, convocou para quinta-feira a Comissão Política Nacional do partido com o propósito de fazer a "análise do estado da nação".

Em comunicado, o PS indica que a reunião terá lugar às 21:30.

O debate parlamentar sobre o "estado da nação" está agendado para o próximo dia 12 de julho e será aberto com uma intervenção do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

A realização de um debate sobre "o estado da nação" está prevista no regimento da Assembleia da República, que prevê um plenário sobre "política geral" iniciado com uma intervenção do primeiro-ministro, seguindo-se perguntas dos deputados.

O debate, que se realiza no último plenário da sessão legislativa, começa às 9:30 e é encerrado com uma intervenção a cargo do Governo.

A decisão de António José Seguro de convocar a Comissão Política Nacional socialista é conhecida um dia depois de Vitor Gaspar ter apresentado o seu pedido de demissão e da sua substituição na pasta das Finanças por Maria Luís Albuquerque, até agora era secretária de Estado do Tesouro.

Segunda-feira, após ter sido divulgada a demissão de Vítor Gaspar, o porta-voz dos socialistas, João Assunção Ribeiro, indicou que o secretário-geral do PS pediu uma audiência com caráter de urgência ao Presidente da República, Cavaco Silva.

"O secretário-geral do PS pediu uma audiência ao senhor Presidente da República com caráter de urgência", declarou o porta-voz dos socialistas, numa declaração em que voltou a defender a realização de eleições legislativas antecipadas" para que "os portugueses possam escolher um novo governo para Portugal".

"O país vive uma crise política que se prolonga desde setembro de 2012. O Governo tem sido o protagonista principal da crise permanente em que o país vive. A saída desta crise política só pode ser feita através da realização de eleições, perguntando aos portugueses que Governo querem para Portugal", argumentou o porta-voz socialista.

PGF (SF/PMF) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.