“Soube pelos jornais”. Empresa detentora do Terminal Campo 24 de Agosto nunca foi notificada do encerramento

| Porto
Porto Canal

A notícia foi avançada em primeira mão pelo Porto Canal apanhou de surpresa a empresa detentora do Terminal do Campo 24 de Agosto. A “Cidades e Variantes” diz ter sabido do encerramento do terminal “pelos jornais” e acusa a Transdev de abandono do espaço.

A notícia chegou à “Cidades e Variantes” pela comunicação social, a 14 de outubro. Tânia Correia, proprietária do Terminal do Campo 24 de Agosto, soube que a Transdev ia deixar o espaço, ainda que o contrato com a empresa de transportes só termine em 2029. “Durante cinco anos só tivemos um ano de descanso. Tivemos dois anos de obras na Fernão Magalhães, dois anos de pandemia e num mês encerram o meu negócio. O único problema aqui é que existe um terminal [intermodal de campanhã] que tem que funcionar, custe o que custar”, diz Tânia Correia, proprietária da empresa “Cidades e Variantes”.

Da Transdev, a proprietária diz nunca ter tido “um aviso formal”. A única reunião com a empresa aconteceu no dia 16 de novembro sem que o encerramento da operação a partir do Terminal do Campo 24 de Agosto tenha sido comunicado oficialmente. “Tive uma reunião com o CEO da Transdev Mobilidade que disse que por imposição da câmara iriam transferir toda a operação para o Terminal Intermodal de Campanhã. Informaram-me que estavam a ser obrigados porque a Câmara do Porto não quer o Campo 24 de Agosto aberto”, explica. “O que eles estão a fazer neste momento é um abandono do terminal. Sinto-me injustiçada e vou lutar pelos meus direitos”, acrescenta Tânia Correia.

Na altura da inauguração do Terminal do Campo 24 de agosto, em maio de 2017, Rui Moreira anunciava que o investimento privado iria aliviar “duas das artérias mais congestionadas da cidade” e que, por isso, o novo terminal iria resolver alguns problemas de trânsito na Invicta. Cinco anos depois, a operação é transferida para o TIC onde a autarquia promete “triplicar” a oferta na rede de transportes rodoviários.

O Porto Canal contactou a Transdev e a Câmara Municipal do Porto que ainda não prestaram esclarecimentos adicionais.

+ notícias: Porto

No Porto, estudantes de Medicina querem discutir ajuda para encargos “não comparticipados mas obrigatórios”

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) quer pôr na ordem do dia a discussão sobre os encargos “não comparticipados mas obrigatórios” associados à frequência do Ensino Superior por um estudante de Medicina, disse esta segunda-feira a presidente.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.