Lisboa, Leiria e Setúbal sob aviso amarelo devido ao tempo quente

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) -- Os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal estão hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de cinco, devido à previsão de tempo quente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa na sua página da internet, que os distritos de Lisboa, Leiria e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 22:00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da subida da temperatura máxima, que se situará acima dos 30 graus Celsius, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou na quarta-feira à população que adote "medidas de prevenção", destinadas principalmente às crianças, idosos e doentes crónicos, devido à previsão de uma "subida acentuada da temperatura".

Os níveis de radiação ultravioleta estarão também muito altos.

Nos períodos de maior calor, a DGS recomenda à população que permaneça em "ambientes frescos" e evite atividades que exijam grandes esforços físicos e a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas.

Aconselha ainda quem tenha de andar na rua a utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com fator igual ou superior a 30.

O IPMA prevê para hoje céu limpo, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral a norte do Cabo Espichel durante a tarde e sendo moderado a forte de nordeste até ao final da manhã e a partir do final da tarde nas terras altas.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral norte e centro e na região sul e da máxima no litoral da região centro.

Na Madeira prevêem-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte, e vento fraco a moderado de nordeste.

Para os Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e vento nordeste moderado.

Quanto às temperaturas, em Évora prevê-se uma máxima de 37 graus Celsius, em Beja 36, Castelo Branco 32, em Lisboa 34, em Leiria, Coimbra, Braga e Portalegre 31, Porto 29, Guarda 24, Bragança e Viseu 27, Funchal 25, ponta Delgada 24 e Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 23.

DD (HN) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.