A nova linha de Metro entre Porto e Gaia, estação a estação

A nova linha de Metro entre Porto e Gaia, estação a estação
| Porto
Porto Canal

A construção da futura linha Rubi do Metro do Porto, entre Santo Ovídio e Casa da Música, deverá levar dois anos e 10 meses e levará à construção de uma nova ponte sobre o Douro, cujas imagens foram reveladas hoje.

"Estima-se que a construção da Linha Casa da Música-Santo Ovídio dure, no total, cerca de 34 meses (dois anos e 10 meses)", pode ler-se no EIA esta quarta-feira colocado em consulta pública, no portal participa.pt.

De acordo com o resumo não técnico do estudo, a empreitada mais morosa de toda a obra será a da "Ponte sobre o rio Douro e Acessos", que levará 32 meses, distribuídos entre Pontões da Arrábida (três meses); Viaduto Arrábida (4,5 meses); Viadutos A (14,5 meses); Viaduto B (7,7 meses); 3 Passagens Inferiores sob a Av. Eng.º Edgar Cardoso (2) e sob as vias da IP (1): no máximo 7 meses, junto à Rua Rei Ramiro.

O túnel mineiro entre as estações das Devesas e Santo Ovídio será a segunda parte mais morosa (excetuando as estações subterrâneas), com 21 meses de duração.

De resto, a caminho de Santo Ovídio o projeto apresenta duas opções de empreitada, uma das quais (solução base) "implica a demolição de alguns edifícios".

"Pelo pouco recobrimento que apresenta na aproximação da estação terminal e pelos edifícios existentes por cima do túnel, apresenta-se como uma solução complexa e implica a demolição de alguns edifícios", pode ler-se no resumo.

Segundo o estudo, a solução base "tem a vantagem de, em termos de exploração, permitir uma velocidade superior à atingida na solução alternativa", também apresentada no EIA.

"Para a construção da Estação Santo Ovídio, independentemente da Solução selecionada para o túnel a oeste, também será necessário demolir a totalidade das construções existentes na parcela limitada pela Rua António Rodrigues Rocha (a norte) e o largo da Igreja Paroquial de Santo Ovídio", pode ler-se no documento.

Apesar de minimizar "os impactes socioeconómicos" das demolições, a solução alternativa, "devido à configuração do seu traçado, é mais limitante no que respeita à velocidade de circulação", por ter a "desvantagem de ter o Aparelho de Mudança de Via (AMV) mais afastado da estação terminal, o que obriga os veículos a percorrer uma maior distância para efetuarem a inversão de via".

A estação Soares dos Reis, ainda em Vila Nova de Gaia, ficará instalada junto ao bairro Cabo Mor e, na estação das Devesas, a construção da estação em método 'cut and cover', para que "seu faseamento construtivo garanta o menor impacto possível no funcionamento das instalações e exploração do serviço da Estação das Devesas" e no tráfego rodoviário.

Já a estação Rotunda, na rotunda Edgar Cardoso, "terá, associado, um parque de estacionamento de grande capacidade" subterrâneo com "aproximadamente 500 lugares", e "um parque urbano para lazer e atividades culturais".

No Porto, a estação Campo Alegre será subterrânea e "foi estrategicamente implantada, de modo a salvaguardar as construções existentes, a minimizar o impacto na circulação viária da Rua de Entrecampos e Via Panorâmica e a evitar o transplante/abate do maior número possível de árvores existentes".

"Além disso, a configuração adotada para esta estação permite garantir a rápida acessibilidade, tanto a partir da Rua do Campo Alegre, como das Faculdades de Ciências, de Letras e de Arquitetura da Universidade do Porto, sem ser necessário o atravessamento pedonal da Rua de Entrecampos e Via Panorâmica à superfície", pode ler-se no EIA.

Ao nível dos impactos durante a obra, o estudo admite ser "provável, em alguns casos, não existirem medidas tecnológicas capazes de minimizarem, de forma suficiente, os impactes a nível do ruído, pelo que deverão ser necessárias medidas compensatórias, nomeadamente deslocação de pessoas para hotel em períodos de maior afetação".

Em Gaia, as estações previstas para a linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música.

A construção da linha Rubi, prevista no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), custará 300 milhões de euros mais IVA.

O traçado e todas as estações da nova linha de Metro entre a Casa da Música e Santo Ovídio:

Porto Canal

 

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).