Surpresa no julgamento dos e-mails. Autor do parecer da ERC contra Porto Canal é sócio e accionista do Benfica

Surpresa no julgamento dos e-mails. Autor do parecer da ERC contra Porto Canal é sócio e accionista do Benfica
| Desporto
Porto Canal

A sessão da tarde desta sexta-feira do julgamento relativo à divulgação de e-mails do Benfica no Porto Canal ficou marcada pela audição de Carlos Landim.

O jurista da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e autor do parecer da ERC que tem vindo a ser considerado ponto de partida para os processos judiciais contra Francisco J. Marques, Diogo Faria e Júlio Magalhães, usado também na fundamentação do acórdão do processo cível que levou já à condenação do FC Porto, reconheceu em tribunal que é sócio e acionista do Benfica. Carlos Landim disse ainda que “tem adereços” do clube da Luz nos escritórios da ERC.
O jurista afirmou não ver, no entanto, qualquer incompatibilidade e garante ter-se sentido apto para a formulação do parecer com isenção.

Em 2018, a deliberação da ERC contra o Porto Canal causou estranheza pela dimensão invulgar (142 páginas), profundidade e celeridade. Na fundamentação surgiu pela primeira vez a tese da “truncagem”, que foi imputada a Francisco J. Marques com base na comparação entre e-mails lidos no programa Universo Porto da Bancada e os mesmos e-mails publicados na comunicação social.

Um dos advogados do Benfica, Saragoça da Matta, é simultaneamente prestador de serviços do regulador.

Na sequência da audição como testemunha de Carlos Landim, Nuno Brandão, advogado de Francisco J. Marques, pediu a extração de uma certidão para juntar ao processo de impugnação da deliberação da ERC no tribunal administrativo.

+ notícias: Desporto

A visita do Presidente André Villas-Boas ao Olival

O novo presidente do FC Porto esteve esta quinta-feira no Olival, acompanhado por Zubizarreta, novo diretor desportivo, e José Pedro Pereira da Costa, CFO

Já são conhecidas as duas equipas que vão discutir título da Liga Europa

A Liga Europa de 2023/24 vai ser discutida entre a Atalanta e o Bayer Leverkusen. Os italianos bateram esta quinta-feira o Marseille por 3-0 (4-1 na eliminatória), enquanto que os alemães continuaram a senda imbatível com empate ao cair do pano (2-2), garantindo a passagem à final no agregado das duas mãos (4-2). O jogo decisivo está marcado para 22 de maio, em Dublin, na Irlanda.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.