Oceanos: Guterres diz que todos devem pressionar autoridades, empresas e comunidades

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 jun 2022 (Lusa) -- O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje para que toda a gente pressione os governos e autoridades regionais, empresas e comunidades para a urgência de salvar os oceanos.

"Que todos pressionem os seus governos, os municípios, as empresas em que trabalham, as comunidades e as sociedades para dizer que resgatar os oceanos é essencial", disse Guterres aos jornalistas durante uma pausa na conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que decorre em Lisboa.

"Temos de acordar as pessoas, pressionar os decisores para garantir que somos capazes de resgatar os oceanos", insistiu o secretário-geral da ONU, que tinha ao seu lado o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e Uhuru Kenyatta, Presidente do Quénia, país com o qual Portugal partilha a organização desta conferência.

Já na abertura da conferência, perante os representantes de mais de 140 países, Guterres tinha defendido ser preciso "acordar" e "mobilizar" a sociedade para pressionar e assim tomar medidas face à "emergência dos oceanos".

"Temos de mudar a maré" é preciso "passar a ter uma gestão sustentável" para combater "a emergência dos oceanos" afirmou, apelando ao investimento em economias sustentáveis que podem ajudar a produzir seis vezes mais alimentos e 40 vezes mais energias renováveis do que se consegue atualmente.

Mais de 7.000 pessoas, incluindo mais de 20 chefes de Estado e de Governo, participam a partir de hoje em Lisboa na segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, o maior evento de sempre dedicado ao tema.

Juntamente com milhares de jovens, líderes de empresas, cientistas e representantes da sociedade civil, propõem-se a apresentar soluções para enfrentar eficazmente os desafios que os oceanos enfrentam.

Além das sessões plenárias, haverá oito Diálogos Interativos que vão abordar a poluição marinha, como minimizar a acidificação, desoxigenação e aquecimento dos oceanos e como promover o fortalecimento sustentável de economias a eles ligadas.

ANP // PAL

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.