Aeroporto de Faro muda de nome em homenagem a Gago Coutinho, mas TAP continua a milhas

Aeroporto de Faro muda de nome em homenagem a Gago Coutinho, mas TAP continua a milhas
| País
Porto Canal

Na passada quarta-feira foi aprovada em Conselho de Ministros a mudança do nome do Aeroporto Internacional de Faro para Aeroporto 'Gago Coutinho.’

Com esta alteração, o Governo pretende prestar “homenagem ao almirante Gago Coutinho, natural de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, quando se assinala o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, uma das maiores proezas da história da navegação aérea”, disse o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, em conferência de imprensa.

Apesar da mudança de nome do aeroporto, o desinvestimento da TAP no Algarve continua a suscitar críticas na região por não prestar serviço público naquela que é considerada a capital não oficial do turismo em Portugal.

Segundo os dados mais recentes da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), no último trimestre de 2021 a companhia de bandeira nacional, que a 21 de dezembro viu ser aprovada por Bruxelas uma ajuda de Estado de 3,2 mil milhões de euros, tinha uma quota de mercado residual de 5% em Faro, no que concerne ao transporte de passageiros. No caso do número de movimentos em pista, o valor é ligeiramente superior, mas ainda assim pouco expressivo: 6%.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o alojamento turístico no Algarve registou 2,4 milhões de hóspedes e 6 milhões de dormidas em abril, ultrapassando os níveis pré-pandemia, de 2019.

Atualmente, a presença da TAP na principal região turística de Portugal resume-me a uma ligação a Lisboa, onde a companhia aérea do Estado tem procurado concentrar toda a sua operação, numa estratégia também conhecida por “hub.” Em resposta às críticas, a administração da TAP tem defendido a opção, assegurando que a concentração em Lisboa é o único caminho que garante a sustentabilidade económico-financeira da empresa.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.