Mais de 170 trabalhadores saíram das empresas públicas de transportes entre Janeiro e Abril

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jun (Lusa) -- As empresas públicas do setor dos transportes perderam 171 trabalhadores entre janeiro e abril deste ano, segundo dados do Ministério da Economia.

No final de abril deste ano, as empresas de transportes tinham, no seu conjunto, 13.221 trabalhadores, contra os 13.392 em dezembro de 2013 e os 16.404 no início de janeiro de 2011.

No total, desde o início de 2011, saíram das empresas do setor dos transportes 3.183 trabalhadores, dos quais 171 nos primeiros quatro meses deste ano.

No que respeita aos resultados financeiros, os dados acumulados a abril deste ano indicam que o setor dos transportes e infraestrutura ferroviária registou um EBITDAR (resultado de exploração antes de impostos, amortizações e aluguer da frota) de cerca de 9 milhões de euros.

Recorde-se que a chegada da 'troika' (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia) a Portugal, em 2011, trouxe uma alteração profunda nas empresas públicas de transportes, marcada por aumentos de preços, fusões de empresas, reestruturação da oferta, cortes nos custos e reduções de pessoal, a que os trabalhadores responderam com greves.

CSJ // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.