Ban Ki-moon apela ao fim da violência entre Rússia e Ucrânia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 14 jun (Lusa) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou hoje ao fim da violência entre Rússia e Ucrânia, depois de um avião militar ucraniano ter sido abatido por rebeldes pró-russos, causando 49 mortes.

Em comunicado, Ban Ki-moon manifestou-se preocupado com o impacto que a crise entre os dois países está a ter ao nível humanitário, sublinhando a necessidade de um "cessar imediato das hostilidades" e que se procure resolver os problemas através do diálogo.

O diplomata lamentou também que os mais recentes esforços diplomáticos para resolver esta crise não tenham obtido resultados e pediu a todas as partes que apliquem, com caráter de urgência, o acordo assinado em abril em Genebra, entre Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia.

Ban Ki-moon sublinhou ainda o seu apoio ao presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko.

As forças ucranianas afirmam ter matado nas últimas 24 horas mais de 250 rebeldes pró-russos, muitos dos quais de nacionalidade russa.

Pelo menos 54 soldados ucranianos morreram hoje às mãos dos rebeldes pró-russos, 49 dos quais no ataque ao avião militar, no dia mais negro para as forças governamentais desde o início, há dois meses, da operação antiterrorista no sudeste do país.

SS// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.