Rússia forneceu tanques e armas para separatistas na Ucrânia, confirmam EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 14 jun (Lusa) - O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou na sexta-feira que a Rússia forneceu tanques e armamento pesado aos separatistas na Ucrânia, manifestando preocupação por Moscovo estar a apoiar aqueles grupos.

De acordo com uma porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Marie Harf, nos últimos três dias entraram na Ucrânia, através da localidade de Snizhne, vários tanques e outros veículos com capacidade bélica.

"Estamos muito preocupados com os esforços da Rússia em apoiar os separatistas", afirmou a porta-voz, que qualificou esta movimentação de armamento de "intolerável", avisando que a Rússia sofrerá "novas consequências".

Na sexta-feira, também o presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, pediu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, o fim da entrada de mercenários e de armamento na Ucrânia.

Numa conversa telefónica com Putin, Durão Barroso apelou ao "desarmamento dos grupos separatistas, ao fim do fluxo de armas e soldados ilegais para a Ucrânia".

Na quinta-feira, o presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko, denunciou a entrada de tanques no território ucraniano e manifestou a indignação numa chamada telefónica ao presidente russo.

SS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.