Rebeldes pró-russos controlam 150 a 200 quilómetros da fronteira com Ucrânia

Rebeldes pró-russos controlam 150 a 200 quilómetros da fronteira com Ucrânia
| Mundo
Porto Canal

Os insurgentes pró-russos garantiram hoje controlar entre 15 a 200 quilómetros da fronteira entre a Ucrânia e a Rússia, depois da guarda de fronteira ucraniana abandonar nas últimas 48 horas, pelo menos, quatro postos na região rebelde de Lugansk.

O primeiro-ministro da autoproclamada República Popular de Lugansk, Vasili Nikitin, garantiu, em declarações ao diário russo "Komsomólskaya Pravda", o controlo da fronteira e que não vão permitir que as forças da Ucrânia cerquem os insurgentes.

Os guardas ucranianos perderam o controlo sobre vários postos fronteiriços vigiados agora por milícias, provam as imagens difundidas pelos canais russos de televisão.

As autoridades ucranianas encerram quinta-feira três pontos de fronteira em Lugansk, cenário esta semana de combates mais severos entre as forças ucranianas e os rebeldes pró-russos, tendo ainda retirado os agentes de outros cinco postos devido às contantes escaramuças com os insurgentes.

Os serviços fronteiriços já pediram ao Governo em Kiev para mobilizar as Forças Armadas, a Guarda Nacional e a polícia para controlarem as fronteiras do país.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.