Pinto Balsemão destaca coragem e sabedoria de rei Juan Carlos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 jun (Lusa) - O presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, destacou hoje a coragem e sabedoria do rei de Espanha, Juan Carlos, considerando que o príncipe das Astúrias, Felipe, vai prosseguir o percurso traçado pelo pai na chefia do Estado espanhol.

"Juan Carlos ficará na história como um grande monarca que assegurou de forma pacífica a transição de Espanha da ditadura de Franco para uma democracia plena de padrão ocidental. Teve coragem em momentos decisivos, visão e sabedoria", refere Francisco Pinto Balsemão, numa nota enviada às redações.

O fundador do PSD destacou, por exemplo, a forma como o monarca conseguiu abortar o golpe militar em 1981, e referiu a "maneira como sabia lidar com as pessoas e com os problemas", nomeadamente com as "dificuldades resultantes das reivindicações autonómicas, que atingiram grande violência com a ETA".

Ao abdicar hoje do trono para o filho, o príncipe das Astúrias, Juan Carlos revelou essa sabedoria "mais uma vez", considerou Pinto Balsemão.

Para o presidente do grupo Impresa, "o príncipe das Astúrias prosseguirá o percurso traçado por seu pai na chefia do Estado espanhol. Está preparado, atingiu o auge da maturidade dos seus 45 anos de idade e tem demonstrado saber ser paciente e ponderado, sem deixar de progressivamente ir marcando a sua presença e a sua capacidade de intervenção".

O antigo-primeiro ministro português recordou ainda um discurso do sucessor ao trono espanhol, em 2007, quando assegurou que Portugal podia contar com a sua amizade e "especial afeto, respeito e admiração" entre os dois países da Península Ibérica.

SYP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.