Torneio “sem Cristiano Ronaldo não é Mundial”, defende Varela

| Mundial 2014
Porto Canal

O avançado Varela defendeu hoje que o Mundial2014 "sem Cristiano Ronaldo não é Mundial", defendendo que o jogo particular da seleção portuguesa de futebol com a Grécia foi "um bom teste", apesar de ter terminado empatado 0-0.

Varela observou que Paulo Bento ficou com "mais soluções", em referência ao sistema tático utilizado pelo selecionador nacional (4-4-2) no encontro de sábado, no qual foi notória a falta do capitão da equipa lusa, que o avançado do FC Porto acredita estar "em grande forma" na fase final do torneio, no Brasil.

"Todos confiamos que vai estar a cem por cento. Trabalha de manhã à noite. É um excelente profissional e vai chegar em grande forma ao Mundial. Um Mundial sem Cristiano Ronaldo não é Mundial", sustentou Varela, em conferência de imprensa realizada no Estádio Nacional, em Oeiras.

O avançado quer "ser sempre titular", mas ressalvou que "é preciso pensar primeiro no coletivo e só depois a nível individual", assegurando que não hesitaria em ceder o seu lugar a Cristiano Ronaldo se isso "servisse para ajudar a seleção".

A ausência do avançado do Real Madrid, designado melhor futebolista mundial em 2013, e de outros habituais titulares da equipa foi muito sentida no jogo com a Grécia, realizado, precisamente, no Jamor, mas Varela desvalorizou o "nulo" e a modesta exibição dos jogadores lusos.

"Foi um bom jogo. Testámos várias alternativas e isso correu muito bem. É natural que não estejamos rotinados nesse sistema [4-4-2] e foi por isso que o trabalhámos neste jogo. Foi um bom teste e o ‘mister’ acaba por ter mais soluções", considerou.

No dia em que a comitiva nacional parte para os Estados Unidos, onde terminará o estágio de preparação para a fase final do Campeonato do Mundo, o avançado portista admitiu que "existe alguma ansiedade" entre os jogadores, mas que passará quando chegar o primeiro jogo na prova.

A exatamente duas semanas da estreia frente à Alemanha, uma "seleção muito forte", que é considerada uma das maiores candidatas à conquista do título, Varela revelou que por vezes "sonha alto" e que não desdenharia repetir no Brasil a "excelente campanha" do Euro2012, no qual Portugal chegou às meias-finais.

"Sabemos que não somos favoritos. Aquilo que nos vai deixar satisfeitos será deixar tudo em campo", defendeu o avançado, de 29 anos, deixando uma mensagem aos adeptos da seleção: "Vamos dar o melhor para chegar o mais longe possível".

Portugal integra o grupo G do Mundial2014, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de junho, em Salvador, os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.