Quatro mandatos dependentes dos votos do estrangeiro

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 mai (Lusa) -- Os quatro mandatos por atribuir nas eleições europeias de domingo estão dependentes da contagem dos votos provenientes do estrangeiro e não deverão ser conhecidos hoje, informou a Direção-Geral de Administração Interna (DGAI).

Em declarações à agência Lusa, Jorge Miguéis, diretor-geral da Administração Interna, declarou que a atribuição de quatro mandatos, de um total de 21, estão dependentes dos apuramentos dos votos do estrangeiro que "não acontecerão hoje".

Pelas 01:20, restava a contabilização do resultado de uma freguesia de Vila Real, além dos 12 boicotes.

Uma hora antes estavam por apurar duas juntas de freguesia de Vila Real, por os presidentes de junta "não os terem comunicado".

"Durante hoje, dia 26, vão ser conhecidos", admitiu Jorge Miguéis.

Perto de 9,7 milhões de eleitores foram no domingo chamados a eleger os 21 deputados portugueses no Parlamento Europeu, menos um do que há cinco anos.

Às 00:45, quando faltavam apurar quatro mandatos e uma freguesia, o PS tinha eleito sete eurodeputados, a Aliança Portugal (PSD/CDS) seis, a CDU três, o MPT e o Bloco de Esquerda um cada e a abstenção cifrava-se em 66,09%.

PL // NS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.