Exército volta a reunir Governo e partidos para negociar saída da crise na Tailândia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 22 mai (Lusa) -- O chefe do exército tailandês, general Prayuth Chan-ocha, vai voltar a reunir-se hoje com os representantes do Governo, instituições, partidos políticos e manifestantes para negociar uma saída da atual crise política.

A reunião terá lugar nas mesmas instalações militares onde na quarta-feira decorreu um primeiro encontro que terminou sem acordo, e em que Prayuth Chan-ocha pediu aos participantes que regressassem hoje com propostas para conciliar posições.

Os manifestantes antigovernamentais pedem a nomeação de um primeiro-ministro neutro para liderar uma reforma do sistema político que consideram corrupto e ao serviço do ex-primeiro-ministro Thakisn Shinawatra.

Os opositores, que contam com o apoio da elite burocrática e monárquica de Banguecoque, exigem estas reformas antes de convocarem eleições em que previsivelmente voltariam a ganhar os apoiantes de Thaksin, apoiado pela população rural do norte do país e pelas classes mais desfavorecidas da capital.

O Governo interino e seus partidários rejeitam qualquer solução que envolva uma suspensão do processo democrático e defendem a resolução da crise nas urnas.

O primeiro-ministro interino, Niwatthamrong Bonsongpaisan, que hoje não participará na reunião, propôs a realização de eleições a 03 de agosto, apesar das reticências da Comissão Eleitoral.

O exército assumiu o papel de mediador na terça-feira depois de ter imposto a lei marcial em todo o país, para evitar um surto de violência depois de quase sete meses de protestos contra o Governo, que causaram 28 mortes e centenas de feridos.

FAR// FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.