Secretário da Administração Escolar garante que professores não podem ser colocados a mais de 60 quilómetros da sua escola

Secretário da Administração Escolar garante que professores não podem ser colocados a mais de 60 quilómetros da sua escola
| Política
Porto Canal

O secretário da Administração Escolar garantiu hoje que nenhum professor será colocado além de 60 quilómetros da escola onde é efetivo, alterando o que estava definido até agora, que previa que alguns docentes fossem colocados a 200 quilómetros.

“Nenhum professor do quadro de escola ou agrupamento será colocado par além dos 60 quilómetros”, anunciou o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, numa curta conferência de imprensa realizada no Ministério da Educação, onde durante a manhã esteve reunido com vários sindicatos independentes e a Fenprof.

O secretário de Estado, que durante a tarde vai reunir-se com a FNE e restantes sindicatos de professores, sublinhou que o ministério não pode “excecionar qualquer professor no que toca à requalificação profissional [antiga mobilidade especial] e o horário de 40 horas de trabalho”, no entanto, está a trabalhar no sentido de “criar condições específicas de aplicação destas medidas”.

Alargar no tempo a aplicação da mobilidade especial e conseguir “uma contagem diferenciada” para os docentes são duas das propostas que estão em cima da mesa, segundo Casanova de Almeida.

O secretario de Estado recordou ainda que o aumento de cinco horas por semana no horário de trabalho será refletido na componente não letiva e que se mantém a redução da componente letiva por idade e antiguidade dos professores.

Às 16:30 todos os representantes sindicais que hoje foram chamados ao ministério regressam à mesa de negociações, estando ainda em suspenso a continuação ou suspensão da greve às avaliações iniciada a 7 de junho.

“A haver um acordo numa ata negocial global, fica o acordo de que não será marcada nenhuma greve” em exames ou avaliações, sublinhou o secretário de Estado.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.