Operadores mostram o que de melhor se produz em Viseu no Mercado dos Lavradores

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 21 mai (Lusa) - Trinta operadores levam ao coração da cidade de Viseu, no sábado, uma montra com o que de melhor se produz na região, disse hoje o presidente da Câmara local, Almeida Henriques.

"Vamos trazer à cidade ativos rurais e agroalimentares da região, produzidos por pequenos operadores com autenticidade e qualidade reconhecidas. O desenvolvimento rural do concelho e a valorização da pequena agricultura de qualidade é uma prioridade do executivo para a economia e a cultura, em sentido lato, de Viseu", alegou.

Durante a conferência de imprensa de apresentação do "Mercado dos Lavradores", que acontece no sábado no Mercado 2 de Maio, o presidente da Câmara de Viseu realçou que a iniciativa cumpre também o objetivo de valorizar aquela praça situada em pleno coração da cidade.

"Pretendemos a valorização do Mercado 2 de Maio, restituindo-o à cidade e à população como um novo mercado, através de novos usos e experiências", sustentou.

Vinhos, pão, queijos, cogumelos, flores, cestaria, licores e doces são alguns dos produtos que estarão presentes na iniciativa, constituindo uma montra "premium" da oferta existente na região de Viseu.

Para sábado, às 16:00, está também agendado um "show-cooking" pela mão do chef Diogo Rocha, da Mesa de Lemos.

"Na manhã do próprio dia, o chef Diogo fará as compras no Mercado Municipal e serão esses os produtos a ser utilizados na degustação da tarde. Esta é uma forma de valorizar o que é comercializado no nosso mercado e de fazer a ponte entre os dois mercados da cidade", acrescentou.

O autarca do PSD informou também que, a 28 de junho, a iniciativa Mercado dos Lavradores terá uma reedição, mas desta vez o objetivo passa por "trazer apenas uma mostra de produtos DOP, DOC, de agricultura biológica, ou com algum topo de certificação ou de reconhecida tipicidade".

"Queremos evoluir para um mercado 'gourmet' de Viseu, com uma oferta de qualidade e autêntica", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".