Portugal quer reduzir em 4% importações de gás da Rússia

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 mai (Lusa) -- Portugal pode reduzir em 4% as importações de gás natural provenientes da Rússia, se a União Europeia investir nas interligações, nomeadamente no terceiro gasoduto entre Portugal e Espanha com ligação ao resto da Europa, defendeu o ministro da Energia.

"Se a União Europeia investir nas interligações, o Terminal de Gás Natural Liquefeito [GNL] de Sines pode substituir 4% de todas as importações de gás originárias da Rússia", afirmou à Lusa Moreira da Silva, no final do conselho informal de ministros da Energia, que decorreu em Atenas.

Em declarações à Lusa, o governante explicou que a abordagem foi a de posicionar a Península Ibérica "como uma alternativa à importação de gás da Rússia e contribuir para uma maior segurança no abastecimento de gás na União europeia", uma questão que ganhou destaque com o aumento da tensão na Ucrânia.

"A União Europeia depende em 40% do gás russo e 80% desse gás atravessa a Ucrânia. Defendemos que a Europa olhe para outras portas de entrada de gás natural e que tire partido dos sete terminais de LNG da Península Ibérica, sendo um deles o de Sines", declarou.

Para tal, defendeu, é apenas necessário investir nas redes de transporte de gás, através de um reforço da ligação de Portugal a Espanha (o terceiro gasoduto entre Zamora e Mangualde) e acabar com o bloqueio dos Pirinéus, que impede o abastecimento de gás da Península Ibérica ao resto da Europa.

Segundo Moreira da Silva, a questão do gás foi um tema dominante do conselho informal de ministros com a pasta da Energia, realçando a necessidade de "diversificação das fontes de abastecimento para ficar menos dependente da mesma rede e da mesma região".

"A Península Ibérica pode substituir 9% de todo o gás que a União Europeia importa da Rússia. Se formos ainda mais longe na construção de novas interligações, com os atuais sete terminais, poderemos substituir 20% de todo o gás importado da Rússia", acrescentou.

JNM// ATR

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