Ucrânia: Crise na agenda do vice-presidente dos EUA em visita à Roménia e Chipre

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 13 mai (Lusa) -- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viaja na próxima semana para a Roménia e para o Chipre, com um agenda centrada fundamentalmente na crise ucraniana, informou, esta segunda-feira, a Casa Branca.

Joe Biden, que far-se-á acompanhar pela sua mulher, Jill, viaja entre os dias 20 e 23 deste mês, numa nova visita relacionada com a crise ucraniana depois da que realizou a Kiev, a 22 de abril e das deslocações à Polónia e à Lituânia no passado mês de março.

"O vice-presidente conversará com os líderes de ambos os países sobre a resposta da comunidade internacional à intervenção militar ilegal e às ações desestabilizadoras da Rússia na Ucrânia", indicou o gabinete de Biden em comunicado.

Em ambas as etapas, o vice-presidente norte-americano abordará as negociações do acordo de comércio livre entre os Estados Unidos e a União Europeia, bem como a necessidade de se "atuar em conjunto para fomentar a segurança energética da Europa"

Em Bucareste, a primeira etapa, Biden reunir-se-á com o Presidente e com o primeiro-ministro romenos, respetivamente, Traian Basescu e Victor Ponta, estando ainda previstas reuniões com representantes da sociedade civil e um encontro com as tropas norte-americanas e romenas que levam a cabo exercícios militares conjuntos.

Biden visita também o Chipre, "a convite do seu Presidente", Nikos Anastasiades, estando, de igual modo, agendados encontros com "dirigentes políticos das comunidades cipriota, grega e turca" e com representantes da sociedade civil e líderes religiosos.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.