Pequim aberta à cooperação com Portugal em África e América Latina

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 15 mai (Lusa) - A China está disposta a "explorar com Portugal vias de cooperação trilateral em África e na América Latina", disse à agência Lusa o vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros com o pelouro da Europa, Wang Chao.

"Portugal é um membro fundador da CPLP e tem tradicionalmente uma significativa influência nos países de língua portuguesa", afirmou Wang Chao, respondendo por escrito a perguntas da agência noticiosa portuguesa em Pequim.

"A China valoriza a sua cooperação com Portugal e os outros países de líingua portuguesa", acrescentou.

O vice-MNE chinês considerou que o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, criado há dez anos e conhecido como "Fórum Macau", se tornou, entretanto, "uma grande plataforma de intercâmbio e cooperação".

Nas respostas à agência Lusa, Wang Chao recordou o encontro do vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, com um dos vices-primeiros-ministros chineses, Wang Yang, realizado em novembro passado, durante a IV Conferência Ministerial do Fórum.

"As duas partes alcançaram um largo acordo sobre o aprofundamento do papel de Macau e do Fórum como uma ponte para promover a cooperaçao bilateral e multilateral", referiu o vice-MNE chinês.

A entrevista com Wang Chao foi realizada a propósito da visita à China do Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, que vai encontrar-se hoje à tarde (hora local) com o homólogo chinês, Xi Jinping.

É a primeira visita de um chefe de Estado português à China, iniciada na segunda-feira em Xangai e que termina no próximo fim de semana em Macau.

AC/JCS // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.