Dragões impuseram-se por 86-82 na receção ao Lusitânia, relativa à jornada 18 do campeonato

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto recebeu e bateu o Lusitânia por 86-82, num confronto rijamente disputado da 18.ª ronda da Liga. A formação da Invicta somou a 16.ª vitória em 17 partidas na prova, estando a dois pontos do líder Sporting, que tem mais um encontro realizado.

Num primeiro quarto equilibrado, ambas as equipas conseguiram cavar um fosso de seis, mas, ajudados pela acutilância de Rasaq Yussuf, foram os visitantes quem conseguiu acabar na dianteira (22-23). Embora o início do segundo período tenha sido marcado pela mesma toada, as forças começaram a ficar desniveladas à medida que o intervalo se aproximava: os Dragões subiram o nível e chegaram ao descanso dez à frente (47-37).

No arranque do terceiro quarto, os azuis e brancos até aumentaram distâncias, dispondo em duas ocasiões de uma vantagem de 13, a maior do jogo. No entanto, o conjunto açoriano manteve-se firme na luta e, graças a um parcial de 8-23, partiu para os derradeiros dez minutos a liderar por cinco (55-60). As emoções prosseguiram, com os anfitriões, beneficiando do engenho de Jalen Riley, o melhor marcador portista (23 pontos), a regressarem ao comando e a prevalecerem por quatro (86-82). O norte-americano de origem nigeriana Rasaq Yussuf foi o mais concretizador do duelo, com 31 pontos, aos quais juntou 10 ressaltos. Eric Anderson foi o outro jogador a conseguir um duplo-duplo (12 pontos e 13 ressaltos).

Moncho López valorizou a importância do triunfo face a um adversário competente: “Foi um jogo contra uma equipa que está em lugar de play-offs, tem um treinador com boas ideias e bons norte-americanos. Sabíamos que o jogo ia ser difícil, independentemente do adversário, depois de ganhar uma Taça. É sempre assim. Não fizemos um bom terceiro quarto, o que até nem é habitual, mas felizmente tivemos um último período muito bom em termos ofensivos, com 31 pontos. Há jogos melhores do que outros, mas a equipa está com uma boa atitude”.

O próximo compromisso do FC Porto é a receção ao Benfica. O embate da 19.ª jornada do campeonato está agendado para domingo, 28 de fevereiro, às 16h00 (FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-LUSITÂNIA, 86-82
Liga Portuguesa de Basquetebol, 18.ª jornada
14 de fevereiro de 2021
Dragão Arena, Porto

Árbitros: Nuno Monteiro, Diogo Morais e Sérgio Adegas

FC PORTO: Jalen Riley (23), Miguel Queiroz (5), Larry Gordon (4), Eric Anderson (12) e Francisco Amarante (3)
Suplentes: João Torrie, Vladyslav Voytso (12), Pedro Pinto (13), Tanner Mcgrew (7), João Soares (7) e Ricardo Neves
Treinador: Moncho López

LUSITÂNIA: Rasaq Yussuf (31), Render Woods (12), Kyle Mallers (9), Montell Goodwin (6) e Christopher Davenport (11)
Suplentes: Keven Gomes (2), Sérgio Silva (10), Erickson Silva, João Teixeira, Fernando Ferreira (1) e André Cruz
Treinador: Nuno Rodrigues

Ao intervalo: 47-37
Parciais: 22-23, 25-14, 8-23, 31-22

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.