Tribunal Constitucional da Tailândia força saída de PM

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 07 mai (Lusa) -- O Tribunal Constitucional da Tailândia forçou hoje a saída da primeira-ministra Yingluck Shinawatra ao considerar que esta violou a Constituição do País abusando da sua posição na nomeação de um alto funcionário.

Os magistrados decidiram que a nomeação do Secretário-Geral do Conselho de Segurança Nacional, Thawil Pliensri, em 2011, foi "inconstitucional" por ter sido tomada para favorecer a promoção de familiares e filiados ao partido do Governo.

Yingluck Shinawatra é a irmã mais nova do antigo chefe do Governo Thaksin Shinawatra, no exílio, depois de ter sido deposto num golpe militar em 2006, ter sido acusado, julgado e condenado à revelia por abuso de poder e corrupção.

A Tailândia vive há vários meses numa situação de tensão política com protestos da oposição nas ruas acusando o Executivo de Yingluck de corrupção.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.