Covid-19:Resolvido surto nas valências da Misericórdia de Vila Viçosa

| País
Porto Canal com Lusa

Vila Viçosa, Évora, 04 jan 2021 (Lusa) - O surto de covid-19 associado a valências da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora), que envolveu mais de uma centena de infetados e provocou sete mortos, está resolvido, garantiu hoje o provedor da instituição, Jorge Rosa.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa indicou que "já regressaram ao lar os últimos dois utentes da instituição" infetados com o coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, que estavam alojados na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), instalada no antigo Centro de Saúde da localidade.

"Os dois utentes, após terem feito dois testes com resultados negativos [para o vírus SARS-CoV-2] saíram do ZCAP na quinta-feira", adiantou.

Segundo Jorge Rosa, a Zona de Concentração e Apoio à População, de Vila Viçosa, está atualmente "encerrada".

O surto, de acordo com fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, chegou a infetar mais de 100 pessoas, nomeadamente 53 utentes, 13 funcionários da instituição e algumas dezenas de habitantes da comunidade, tendo feito ainda sete vítimas mortais.

Segundo o provedor, este surto provocou a morte a quatro mulheres e três homens.

A Câmara de Vila Viçosa indicou hoje que existem no concelho 71 casos ativos de infeção com o vírus que provoca a covid-19 e sete óbitos, segundo dados relativos a sábado, disponibilizados pela Autoridade de Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.843.631 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.186 pessoas dos 431.623 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

TCA // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.