Saída limpa é resultado de sacrifício de milhões de portugueses - Miguel Macedo

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 05 mai (Lusa) -- O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, considerou hoje que saída limpa do programa de ajustamento é resultado do esforço e sacrifício que "milhões de portugueses fizeram", alertando que é necessário manter o "enorme rigor orçamental".

Miguel Macedo falava aos jornalistas na Câmara do Porto, depois da cerimónia da assinatura do contrato de arrendamento que vai permitir a abertura da nova esquadra da PSP de Cedofeita, tendo sido questionado sobre o anúncio feito domingo à noite pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sobre a decisão de Portugal sair do programa de assistência sem recorrer a qualquer programa cautelar.

"Aquilo que ontem [domingo] foi anunciado ao país significa, antes do mais, o resultado de um esforço e de um muito sacrifício que milhões de portugueses fizeram para que nós pudéssemos recuperar a nossa autodeterminação do ponto de vista orçamental e das opções que queremos fazer em cada momento em termos políticos", sublinhou.

No entanto, o ministro alerta que é preciso "continuar a trabalhar, manter disciplina orçamental para que os sinais que já são visíveis de retoma económica e de criação de algum emprego, se acentuem e acelerem nos próximos tempos".

"Mas nada disso será conseguido de forma sustentável e duradoura no tempo se não tivermos essa disciplina orçamental e se não enfrentarmos - como ainda temos que enfrentar -- muitas questões e muitos problemas que temos que resolver, nós todos como país", defendeu.

Insistindo na necessidade de "continuar um exercício de enorme rigor orçamental e de muita ponderação", o ministro sublinha que se deve garantir que aquilo que Portugal já conquistou -- o que, na sua opinião "foi muito e com "muito sacrifício" - se mantém no tempo e "não se perde por, de repente, entrarmos em situações que não são comportáveis do ponto de vista do país".

Portugal vai sair do atual programa de resgate financeiro sem recorrer a qualquer programa cautelar, regressando autonomamente aos mercados, anunciou domingo o primeiro-ministro.

A decisão do Governo será formalmente comunicada aos seus parceiros da zona euro na segunda-feira, numa reunião do Eurogrupo, a última durante a vigência do resgate iniciado em 2011, na qual Portugal estará representado pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

JF (IEL) // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.