PS expressa profundo pesar e recorda reformas notáveis no ensino

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 mai (Lusa) - O PS expressou hoje profundo pesar pela morte do ex-ministro Veiga Simão, que recordou como um ilustre professor e político a quem o país deve reformas notáveis no ensino público.

"José Veiga Simão foi um ilustre professor e político a quem o país deve reformas profundas e notáveis no ensino público", assinalou o PS, em comunicado enviado à Agência Lusa.

Expressando profundo pesar e sentidas condolências pelo falecimento do ex-governante, o Partido Socialista recordou ainda que, durante o regime democrático, Veiga Simão "desempenhou funções relevantes de governo, primeiro, em 1983, como ministro da Indústria e Economia e, em 1997, como ministro da Defesa".

O antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão morreu hoje aos 85 anos, no Hospital dos Lusíadas, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte familiar.

Licenciado em Físico-Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Nuclear na Universidade de Cambridge, Veiga Simão foi professor e reitor da Universidade de Lourenço Marques na década de 1960.

Foi o último ministro da Educação antes do 25 de Abril, tendo lançado uma profunda reforma no ensino que ficou conhecida como a "reforma Veiga Simão".

Depois da revolução dos Cravos foi deputado socialista pela Guarda, ministro da Energia (1983-1985) no Governo de Mário Soares e da Defesa Nacional (1997-1999) quando era primeiro-ministro António Guterres.

SF (CFF) // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.